Dina Pereira, a mulher do sertão que fez o Brasil se render à doçura da caatinga!

Acontece|Negócios|Sebrae/CE

Há histórias que nascem da coragem de persistir. No sertão central do Ceará, debaixo do sol ardente, onde o tempo ensina a perseverar, Dina Pereira aprendeu a extrair do árido a beleza da resistência.Na terra quente, no chão duro da vida, floresce uma história que prova que, mesmo no solo mais árido, pode nascer uma força inabalável.

É assim que recomeça a história de Osvaldina Pereira da Silva, conhecida como Dina, criadora da marca Flor da Aurora e agora vencedora nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN), na categoria Pequenos Negócios. Ela é a primeira mulher do Ceará a vencer a etapa nacional da premiação, um marco que simboliza a conquista do empreendedorismo feminino e das mulheres sertanejas.

“O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios me fez enxergar que não é apenas sobre o mel. É sobre propósito, sobre liderança feminina, sobre inspirar outras mulheres e pequenos produtores a acreditarem que é possível chegar ao outro lado do mundo com um produto nascido no sertão”, comemora Dina Pereira, proprietária da Flor da Aurora.

Além de Dina, também venceram o PSMN as empreendedoras Ana Siqueira Calleri (RO), na categoria Produtora Rural; Vilena Ribeiro Silva (MA)- Ciência e Tecnologia; Lia Barros (PR) – Negócios Internacionais e Camila Policarpo (MA) -Microempreendedora Individual (MEI). As vencedoras das cinco categorias foram reveladas na noite desta quinta-feira (30), durante o Delas Summit, que aconteceu em Florianópolis. Suas histórias foram selecionadas entre as 5.308 inscritas nesta edição. Antes de chegar à etapa nacional, elas conquistaram, respectivamente, as etapas estaduais e regionais.

Uma história de superação e vitórias

Depois de passar por uma depressão pós-parto severa, que a afastou da fotografia, Dina viveu o que muitos chamariam de um ponto final. Mas assim como o sol que insiste em nascer no sertão, ela floresceu de novo e transformou o ponto final emvírgula para então continuar escrevendo os contornos da própria história.

Sem renda e com o marido enfrentando uma grave doença, Dina se viu diante da necessidade de recomeçar. Foi então que o mel, produto das colmeias que o marido cultivava desde 2007, se transformou em uma nova esperança. Ali, entre potes esquecidos no depósito e o desejo de não desistir, nasceu a ideia de um negócio que unenatureza, ciência e a essência sertaneja.

Assim surgiu a Flor da Aurora, que deu seus primeiros passos ainda em 2020. A empresa de biotecnologia melífera transforma o mel da caatinga em cosméticos naturais e produtos alimentícios que unem tradição e inovação. A Flor da Aurora é umahomenagem à filha e é o símbolo de um novo amanhecer em sua vida. Um nome que resume a trajetória de uma mulher que, depois de atravessar os dias de tempestade, decidiu desabrochar.

Mas o caminho até aqui não foi nada simples. Sendo mulher e sertaneja, Dina ouviu muitas vezes que “não daria certo” e que “o sertão não era lugar para esse tipo de negócio”. Ainda assim, escolheu persistir. Estudou cosmetologia natural, marketing e agronegócio, se formou e aprimorou cada fórmula, cada rótulo, cada sonho. Com as próprias mãos, transformou sua casa em um laboratório e o quintal virou uma vitrine.

O resultado é uma marca que hoje desperta atenção dentro e fora do país. Os produtos da Flor da Aurora já chegaram a feiras internacionais em Portugal, Canadá e até Dubai. “A minha empresa nasceu da dor, mas também da vontade de mostrar que a mulher sertaneja pode tudo. Eu me descobri uma empreendedora realizada no momento em que percebi que a minha história de vida, de resiliência e superação, podia florescer junto com a história da Flor da Aurora”, afirma Dina.

E foi essa fé na vida e no trabalho que a colocou entre as cinco mulheres mais inspiradoras do Brasil no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Uma conquista que simboliza não apenas o reconhecimento pessoal, mas o triunfo coletivo de todas as mulheres que transformam, todos os dias, as adversidades em aprendizado e os sonhos em realidade.

Hoje, quando o sol se levanta em Madalena e ilumina as colmeias que zumbem em harmonia, Dina sabe que cada abelha que voa leva um pouco da sua história.

E cada flor que desabrocha na caatinga é um lembrete de que o recomeço é possível para aqueles que não desistem antes da aurora.

A virada de vida que transformou o estúdio de fotografia em um laboratório natural

Antes de se tornar essa referência que é hoje nosegmento do agronegócio, Dina vivia um outro tipo de brilho: o dos flashes. Fotógrafa talentosa, dedicou uma década a registrar sorrisos, histórias e momentos inesquecíveis. Mas foi o nascimento da filha que fez, de repente, tudo mudar. A depressão pós-parto a fez mergulhar em um ano de silêncio e solidão. E quando parecia que não havia mais saída, de uma outra aurora surgiu o desejo de recomeçar.

Quando tudo parecia claro, veio então a pandemia, trazendo isolamento e novos momentos de incerteza. Como se não bastasse o mundo em pausa, Dina se deparou ainda com o estado de saúde do marido, que foi diagnosticado com uma doença cardíaca rara.

Ao lado do companheiro durante todo o tratamento, ela passou a estudar diariamente dentro do hospital. Para garantir o sustento da família, vendia seus produtos ali mesmo pelos corredores. O que nasceu da necessidade tornou-se, então, uma vocação.

“O Sebrae foi decisivo nesse meu processo de mudança e em cada etapa da minha caminhada. Foi através das consultorias, das mentorias, dos programas e das capacitações que conquisteireconhecimento, espaço e coragem para inovar. Tudo o que alcancei, desde o desenvolvimento de novos produtos até a consolidação da marca, teve o Sebrae como parceiro essencial nessa escalada”, ressalta.

Com resiliência e curiosidade, Dina desenvolveu uma linha dupla de produtos que preserva o ecossistema local, protege as abelhas e valoriza a biodiversidade da caatinga. Mesmo ouvindo incansáveis vezes que “isso não daria certo”, Dina seguiu adiante e hoje suas conquistas ecoam como resposta a todos os “nãos” que ouviu pelo caminho e como inspiração para quem insiste em continuar.

O Sebrae é a ponte para que os sonhos floresçam

A trajetória de Dina é também a prova de como o Sebrae/CE tem sido essencial para transformar sonhos em histórias reais de sucesso. Foi com o apoio técnico e acompanhamento do Sebrae que a Flor da Aurora se estruturou como negócio, conquistou certificações, ampliou mercadosnacionais e deu os primeiros passos rumo à internacionalização.

Junto com cada Dina que cresce e se fortalece, o Ceará inteiro avança. O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece exatamente o poder do empreendedorismo feminino que exalta a força transformadora capaz de gerar renda, dignidade e impacto social.

“Acredito que o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios vem se consolidando como uma das principais iniciativas de valorização do empreendedorismo feminino no país. Ele integra o conjunto de ações do Sebrae Delas e se tornou uma das premiações mais reconhecidas em nível nacional. Hoje, muitas mulheres veem no prêmio uma oportunidade de dar visibilidade aos seus negócios, fortalecer suas marcas pessoais e, principalmente, inspirar outras mulheres a empreender”, afirma Monica Arruda, articuladora da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae/CE.

Este ano, o Prêmio Sebrae Mulher de Negóciosalcançou a marca de 5.308 empreendedoras inscritas de todo o país. Com um aumento de 101%, o número de inscrições é mais que o dobro do registrado no ano anterior, quando 2.634 mulheres participaram da premiação que incentiva o empreendedorismo feminino de todo o território brasileiro.

E é assim que, no sertão de Madalena, entre o zumbido das abelhas e a doçura do mel, uma mulher segue provando que da adversidade também nasce flor.

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter