homem mais bonito do mundo
Robert Pattinson é o homem mais bonito do mundo – segundo a ciência!
6 de fevereiro de 2020
Astros – Saiba a dieta ideal para o seu signo e o exercício perfeito para seu perfil
6 de fevereiro de 2020

Discografia Brasileira, o site que disponibiliza pérolas da música nacional

Discografia Brasileira

No começo do século passado, uma espécie de ancestral dos discos de vinil faziam sucesso no país. Estamos falando dos LPs de 78 rotações. Eles eram disquinhos feitos em goma laca que foram muito populares até meados dos anos 1950, quando o vinil se tornou o queridinho da vez. Na época, grande nomes da música nacional registraram seus trabalhos nesse material que, com o tempo, infelizmente acabou se perdendo. Porém, um site chamado Discografia Brasileira tem feito um grande trabalho para reunir essas verdadeiras pérolas da nossa música!

O projeto Discografia Brasileira nasceu da união do Instituto Moreira Salles (IMS) e colecionadores de discos 78 rpm. Juntos, ele disponibilizaram online mais de 48 mil arquivos de áudio vindos da digitalização desse material. Para dar uma ideia da dimensão do projeto, ele compila, digitaliza, preserva e divulga cinquenta anos de produção musical no Brasil. São músicas do início do século passado. Está lá, por exemplo, a primeira música gravada no Brasil, “Isto É Bom”, de Xisto Bahia, gravada em 1902.

No site é possível encontrar, ainda, outras raridades. Uma delas é o primeiro samba gravado no Brasil, “Pelo Telefone”, de Donga, disponível em duas versões de 1917 – uma instrumental e outra cantada. Para quem acha que o Brasil só fazia samba, o Discografia Brasileira disponibiliza o primeiro rock brasileiro gravado: “Rock’n’ Roll em Copacabana”, de Cauby Peixoto, em 1957. E, claro, outros importantes registros como o nascimento da bossa nova, com a primeira gravação de “Chega de Saudade”, de João Gilberto, em 1958. 

O projeto é tão grandioso que permite aos visitantes não apenas desfrutarem de playlists disponibilizadas pelo próprio Discografia Brasileira, mas também criarem suas próprias listas e compartilhar as músicas em suas redes sociais! Ou seja, é praticamente uma plataforma de streaming dedicada às pérolas da música nacional!

Fotos e vídeos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *