Discutir com o parceiro engorda, é o que diz a ciência

Comportamento|Pesquisas|Vida a dois


Qualquer relacionamento tem seus momentos de brigas e discussões. Muitas vezes o casal se impressiona com o elevado grau de desentendimentos entre os dois. O que a maioria das pessoas nem imaginava é que discutir com o parceiro não é ruim apenas para a relação, mas também pode ser o motivo pelo qual você está acumulando uns quilinhos a mais.

De acordo com um novo estudo, que foi publicada no jornal inglês Daily Mail, realizado na Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, as brigas ativam os níveis de grelina, conhecido como “hormônio da fome”, aumentando a sua vontade de comer depois de situações estressantes, como um desentendimento com o parceiro. Isso é especialmente ruim para quem está em forma ou apenas um pouco acima do peso, já que não afeta significativamente as pessoas obesas.

Para chegar a essa conclusão, os autores do estudo pediram a casais que jantassem juntos antes de tentar resolver uma ou mais brigas no relacionamento. Em seguida, foi solicitado aos voluntários que preenchessem um questionário sobre eles mesmos descrevendo, entre outras coisas, sobre sintomas de ansiedade e qualidade do sono, tendo também amostras de sangue e saliva coletados para análise em laboratório.

Brigas 2Segundo Lisa Jaremka, autora da pesquisa, não há nada para sugerir que as brigas abram o apetite, mas há uma forte correlação entre conflitos conjugais e uma busca maior por alimentos ricos em açúcar, gordura ou sal, ainda que, na hora do sexo, o mais comum seja o casal perder a fome.

Estudos anteriores já apontaram que as pessoas estão mais suscetíveis a perder a paciência quando elas não comeram o suficiente. Isto porque nosso cérebro sente falta da energia necessária para exercitar o autocontrole, ou seja, quanto mais estresse, maior a presença do hormônio da fome.

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter