Disfunções sexuais femininas são, por exemplo, a presença de sintomas como falta de desejo, dor ou dificuldade em alcançar o orgasmo. Se identificou com algum desses sintomas durante o sexo ou a masturbação? Bom, então vem com a equipe do Hype, pois vamos te ajudar.
Logo abaixo, seguem as cinco principais disfunções sexuais femininas e como solucioná-las. Porém, é fundamental que você compreenda a importância de consultar um especialista, para que ele possa recomendar o tratamento ideal para o seu caso, combinado? Agora, vamos lá aprender um pouco mais sobre a sua sexualidade, dá só uma olhada!
1.Dispareunia
Sabe aquela dor no momento da penetração? Essa é a dispareunia. Ela pode vir à tona após o parto, pode ser infecciosa, ou seja, consequência de micoses, cistite, herpes ou ser psicológica. Existe uma última alternativa pouco conhecida, a Vulvodinia, que é uma inflamação na vulva. Para tratá-la, primeiro é preciso identificar onde a dor se concentra, por exemplo, dentro ou fora da vagina. A partir dessa informação, o médico pode prescrever antibióticos para a infecciosa. Para as psicológicas, o indicado é procurar um especialista, pois é comum que o medo da dor resulte em bloqueios mais profundos.
2.Secura vaginal
A ausência de lubrificação é causada por alterações hormonais, estresse, medicamentos, higiene íntima muito agressiva, álcool e cigarros. Afeta tanto mulheres jovens quanto adultas após a gravidez ou na menopausa. Para solucionar a secura na vagina, busque um lubrificante à base de água, além disso, o ginecologista pode recomendar um tratamento de hormônios. Vale lembrar que a secura vaginal pode ser resultado da falta de uma boa preliminar. Outra opção para estimular a lubrificação é um brinquedo sexual ou um filme erótico.
3.Vaginismo ou rejeição de penetração
O vaginismo é uma contração involuntária dos músculos da vagina e do períneo. Apesar dos órgãos genitais serem normais, ou seja, reagem à excitação e alcança o orgasmo pelo clitóris, a abertura da vagina é fechada, dificultando a penetração. Além da penetração, o vaginismo atrapalha exames ginecológicos ou a entrada de absorventes internos. Para tratar esse problema, é importante citar que muitas vezes o vaginismo é causado por traumas, medo, fobia a sexualidade ou bloqueio psicológico por causa da dispareunia grave. O que é necessário ser acompanhado por vários especialistas em sexologia, para que assim os cuidados sejam físicos e mentais.
4.Anorgasmia
Os casos de anorgasmia são para aquelas mulheres que não conhecem nem o orgasmo vaginal e nem o clitoriano, seja por meio da masturbação ou das relações sexuais. Podem ser identificados em mulheres mais jovens, porém, em mulheres mais velhas também. Bom, como muitas das disfunções citadas acima, pode ser de origem psicológica. Sendo necessário buscas a ajuda de um psicoterapeuta, para encontrar a motivação do problema e assim superar. Outra dica é tentar novas posições no sexo.
5.Frigidez
A frigidez é definida como falta total de prazer sexual, o que significa que o corpo não corresponde a nenhuma maneira de estímulo. Por exemplo, os órgãos genitais não reagem a carinhos e excitação, a vagina permanece sem lubrificação. O que pode causar um sexo indiferente e incômodo, como algo obrigatório. Para resolver esse problema, procure um psicanalista para descobrir novas sensações e trabalhar a rendição ao prazer.
Você se identificou com alguma das disfunções sexuais citadas acima? Deixe seu comentário logo abaixo, para que a equipe do Hype possa saber se te ajudamos de alguma maneira, combinado?
Fotos: Reprodução