Segundo o Ministério da Educação (MEC), por meio do site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um dos exames mais aguardados por aqueles que buscam ingressar em uma universidade pública enfim publicou seus resultados. As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) serão divulgadas nesta terça-feira (13), apesar do MEC ainda não ter confirmado a aprtir de que horas elas estarão disponíveis no portal do Inep. A nota do exame é a principal forma dos alunos ingressarem em diversas universidades federais e estaduais em todo o Brasil.
Desde ontem (12), as vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem ser consultadas, assim o aluno interessado já pode ver antecipadamente a oferta de vagas por curso nas universidades as quais ele se interessar. Após divulgadas as notas do ENEM, o aluno pode conferir aqui as notas de corte do ano passado e ter uma base para este ano, e ter uma ideia se alcançou ou não o resultado pretendido.
Para este ano de 2015, as universidades cearenses disponibilizarão cerca de 9.200 vagas. Além da Universidade Federal do Ceará (UFC), também oferecerão oportunidades o Instituto Federal do Ceará (IFCE), a Universidade da Integração Internacional de Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e, pela primeira vez, a Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Somente a UFC oferecerá 6.238 novas vagas em 106 cursos de graduação, nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. Já a entrada da UECE é novidade no Sisu 2015, ofertando 1.033 vagas em 65 cursos, distribuídos nos campi de Fortaleza, Crateús, Limoeiro, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Tauá.
Para concorrer a uma destas e das duas mil vagas disponibilizadas pelo IFC ou ainda, as 480 vagas ofertadas pela Unilab, é preciso que o candidato acesse o site do Sisu entre os dias 19 e 22 de janeiro e se inscreva para o curso e a universidade pretendidas. Neste ano, haverá uma mudança no processo de seleção do Sisu, que contará com apenas uma chamada, diferentemente do que acontecia nos anos anteriores. Com a mudança, aqueles estudantes que não se classificarem para as vagas disponíveis, poderão formar uma lista de espera e as chamadas serão realizadas pelas próprias instituições.
Fotos: Reprodução