Sustentabilidade! O que essa palavra representa para você? Para nós, aqui do No Pátio, ela é a palavra de ordem em nossos dias atuais. E entre as formas sustentáveis que podemos destacar está a reciclagem, que consiste em reaproveitar aquilo que seria descartado no meio ambiente e refutado com lixo, mas que através de um processo adequado pode voltar a ter utilidade para as pessoas.
Quer um exemplo? Um balde velho, meio quebradiço, encostado no quintal pode ser destinado à reciclagem. Livrar-se dele de forma consciente é muito mais fácil do que você imagina. Por isso, o Faça Você Mesmo de hoje mostra que baldes velhos podem e devem ser reaproveitados e transformados. Seja para o quarto das crianças, um cantinho na sala e até mesmo no escritório ou ateliê, a ideia é reaproveitar baldes na decoração com pouco trabalho, tendo um resultado bem bacana. Confira:
TRANSFORME UM BALDE EM UM BANCO
Você vai precisar de:
– Tecidos;
– Balde;
– Velcro adesivo (você encontra em armarinhos);
– Botão de almofada;
– Flanelas fofinhas daquelas de limpeza (para criar o estofado);
– Cola quente;
– Papelão;
– Tesoura;
– Grampeador;
– Corda.
Passo a passo:
Primeiro, retire a alça do balde. Depois, comece a colocar a corda no balde, com o auxílio da cola quente. Em alguns tipos de balde, há uma extremidade irregular. Nestes casos, é indicado colocar mais uma camada de corda por cima, melhorando o acabamento.
Agora vamos ao estofado:
Rabisque no papelão a abertura do balde e corte o molde. Depois, coloque o molde de papelão em cima do tecido e corte o tecido com 5cm de sobra em relação ao papelão. Com o botão de almofada, fixe o tecido recortado no meio do papelão. Pegue as flanelas e comece a enroladas, colando-as no papelão com ajuda da cola quente (levante o tecido estampado para que ele não seja colado junto).
Cubra as flanelas com o tecido e o grampeie na parte de trás do papelão. Para fazer um acabamento bonitinho no estofado, recorte um pedaço do mesmo tecido e o cole por cima, tampando os grampos. Agora, coloque o velcro adesivo no balde, no formato de X. Coloque também o velcro no estofado e prenda ele no balde. E pronto! Você tem um novo banco lindo para a sua casa!
BALDES DE TINTA TRANSFORMADOS EM NICHOS PARA A PAREDE
Você vai precisar de:
– Serra elétrica;
– Baldes;
– Madeira (Para colocar como suporte nos nichos);
– Furadeira, parafusos e buchas;
– Tinta para plástico.
Passo a passo:
Limpe e remova os rótulos do balde. Em seguida, corte a parte superior com a ajuda da serra elétrica e pinte a parte externa com a tinta que você escolheu. Faça dois furos para o parafuso e fortaleça a parte de trás com um pedaço de madeira. Fixe os baldes na parede com parafusos e buchas e voilá! Estão prontos os seus nichos e você reaproveitou baldes na decoração.
ESTANTE COM BALDES
Você vai precisar de:
– Baldes de alumínio (você pode variar nos formatos e tamanhos);
– Sprays coloridos (caso queira pintá-los de cores diferentes);
– Furadeira;
– Régua;
– Fita crepe;
– Lápis;
– Parafusos.
Passo a passo:
Com o auxílio da régua e do lápis, marque na fita crepe dois pontos no balde onde os furos serão feitos (procure manter a proporção de distância das bordas aos furos). Com cuidado, faça os furos nos pontos marcados com a furadeira. Depois desse passo, caso tenha optado por fazer uma estante colorida, pinte os baldes com spray e espere secar.
Faça os furos na parede com a mesma distância dos furos feitos no balde. Depois, basta colocar o balde na parede com o auxílio dos parafusos e decorar do seu gosto.
TRANSFORME O BALDE EM UMA LUMINÁRIA
Você vai precisar de:
– Balde de alumínio para gelo;
– Jogo de suspensão de fios e soquete para luminária;
– Fundo para alumínio;
– Tinta spray com a cor de sua preferência;
– Furadeira com broca no 9/36 para metal;
– Lixa para metal.
Passo a passo:
Usando uma tábua como apoio, faça um furo central na base do balde e outros quatro ao redor – eles deixam o ar quente sair quando a lâmpada está acesa. Lixe os furos para eliminar rebarbas. Espalhe o fundo por dentro e por fora e deixe secar de um dia para o outro. Pinte o com a tinta spray e deixe secar por seis horas. Depois, passe o fio para luminária. O resultado é uma luminária super diferente e muito criativa.