“É Natal, é Natal, já chegou o Natal…” Tudo bem, ainda não chegou o Natal, mas falta apenas um mês para a época mais mágica do ano. E como o No Pátio sabe que você, assim como nós, ama essa data e está louca para deixar toda sua casa decorada, no clima da festa e do amor que paira no ar, trazemos seis dicas de enfeites de Natal no “Faça Você Mesmo” desta semana.
Têm dicas de guirlandas, árvore de natal bem diferente, enfeites para fazer com as crianças, com material reciclado… E o melhor, tudo baratinho para você fazer e deixar sua casa ainda mais colorida com esse clima deliciosamente contagiante. Vamos ver?
◊ Árvore de Natal com garrafa Pet
Você irá precisar de:
– Garrafas pet de tamanhos variados (Todas na cor verde);
– Tesoura;
– Vela;
– Argamassa;
-1 vaso.
Lave bem as garrafas e em seguida, com a tesoura, corte o fundo seguindo a marquinha que existe na própria garrafa para facilitar um corte perfeito. Corte a garrafa em tiras com aproximadamente 1,5cm de largura até o fim do gargalho. Depois arredonde as pontas com o auxílio da tesoura. Com cuidado utilize a vela. O segredo da árvore está no efeito que ela vai produzir passando cada tirinha na vela.
Mas atenção: Segure bem, a medida que vai passando na vela para ela não enrugar muito (se não ela vai encolher, além do necessário). Dê um espaço de aproximadamente de 2,00cm a cada passada de vela (fazendo um movimento pra cima e pra baixo com movimentos rápidos, como se fosse um vai e vem) até dá um tom escuro nas tirinhas.
Depois de feito esse processo, o tamanho da sua árvore de natal vai depender da quantidade de garrafas utilizadas, consequentemente quanto mais garrafas utilizar maior será a sua árvore. Depois pegue uma garrafa pet com o fundo cortado, encha de argamassa e fixe o fundo no vaso. O cano de ferro deve ser fixado nessa pet. Para encaixar as garrafas cortadas e passada na vela, vá encaixando uma a uma no cano.
DICA: No final da árvore ou melhor no ápice da sua árvore, corte garrafas menores de um litro para ir diminuindo o tamanho e dando forma a árvore pet. Em seguida, aplique os enfeites de natal que desejar (bolas, pisca-pisca, fitas, laços, cabelo de anjo, etc..).
◊ Guirlanda com fotos da família
Você irá precisar de:
– 1 guirlanda de musgo ou capim;
– 1 régua de aço;
– 1 placa de isopor prensado;
– Papéis de presente com temas natalinos;
– Fotos da família;
– Tesoura;
– Barbante dourado;
– Cola em bastão;
– Tinta relevo dourada;
– Fitas diversas de sua preferência,
– Cola quente.
Passo a passo:
[youtube width=”850″ height=”550″]https://www.youtube.com/watch?v=9zdzDenF5RQ[/youtube]
◊ Bolinhas de Glitter
Você irá precisar de:
– 1 bola de natal em material transparente;
– Glitter da sua cor favorita;
– 1 pedaço de papel.
Passo a passo:
Abra o bocal da bolinha e com o pedaço de papel, faça um funil, auxiliando na hora de colocar o glitter dentro da bolinha. Depois desse processo, basta tampar a bolinha e pendurar na sua árvore.
Dica: Use um rolo de fita adesiva como suporte para bolinha enquanto coloca os enfeites no interior dela.
◊ Calendário de Natal
Você vai precisar de:
– Tesoura;
– Fibra para enchimento (opcional);
– Tecidos coloridos;
– Botões (pelo menos 25, um pra pendurar cada enfeite);
– Linha;
Cola de tecido
– Fios coloridos;
– Lápis;
– Régua;
– 2 canos ou varões de cortina.
Passo a passo:
Comece fazendo um esboço dos espaços onde ficarão os enfeites de Natal. Com uma régua, desenhe 25 retângulos iguais, com sete na horizontal e cinco na vertical. Corte apenas as cinco tiras horizontais. Costure as tiras sobre o tecido que será a base. Costure também sobre as marcações verticais, formando assim os 25 bolsinhos. Quem tiver uma máquina de costura disponível pode usar à vontade, o processo vai ficar bem mais rápido!
O segundo passo é desenhar a silhueta da árvore, cortá-la e colá-la sobre o tecido base (a árvore fica na parte de cima e os bolsinhos na parte de baixo do tecido). Vale fazer umas partes em outro tom de verde, pra colar em cima e dar um efeito bacana. Depois é a hora de pregar os botões (25) pela árvore.
Agora pode colocar os canos/varões na parte superior e inferior do tecido base, enrolar e colar essas margens. Isso servirá para deixar o calendário firme e para você poder pendurar pela casa.
Então, só faltam os enfeites não é? E é agora que a criatividade pode vir com tudo. Comece fazendo os esboços dos enfeites sobre os tecidos. Você vai desenhar, cortar, colar, costurar as partes e colocar os fios para pendurá-los nos botões da árvore (quanto maiores os fios mais firmes eles vão ficar). Aí é só colocar um enfeite em cada bolsinho e ir montando com as crianças a sua árvore, com toda a expectativa, empolgação e carinho que o Natal merece.
◊ Renas e Papai Noel
Você irá precisar de:
– 2 CD´s de acrílico;
– EVA atoalhado nas cores verde e vermelho;
– EVA liso nas cores: marrom claro, marrom escuro e branco, vermelho e bege;
– Espetinho de churrasco;
– Tesoura;
– Caneta permanente preta;
– Fitas com motivos de natal;
– Fita de cetim branca n° 1;
– Cola instantânea;
– Tinta relevo branca.
Passo a passo:
[youtube width=”850″ height=”550″]https://www.youtube.com/watch?v=3yX0oYLls44[/youtube]
◊ Anjinhos de natal utilizando latas de alumínio
Você irá precisar de:
– Latas de alumínio;
– Bolinhas de madeira ou tampinhas de garrafa;
– Tesoura;
Cola quente;
– Cordão para pendurar os enfeites;
– Canetinha.
Passo a passo:
Separe as latas de alumínio para fazer seu “exército” de anjinhos. Lave-as com cuidado e seque. Se conseguir desenhar a mão livre, faça uma asa do anjo em um papel, recorte e depois transfira o desenho para a latinha, com o auxílio de uma caneta hidrográfica. Caso não saiba desenhar, utilize um molde.
Depois que o desenho for transferido, é hora de recortar. Com as peças prontas, asas e corpos, chegou a hora de colar. Pegue o molde, já cortado, do corpo e enrole sobre ele mesmo. Vai ficar com um aspecto de cone. Cole com cola quente no sentido longitudinal. Espere secar. A seguir, cole as asas no mesmo local onde formou o “vinco”.
Depois de seco, cole a cabeça do seu anjo, que pode ser feita de tampinha de garrafa ou de bolinha de madeira. Se você for usar tampinhas de garrafa para fazer a cabeça, não se esqueça de fazer um furinho nela, para passar o fio que o prenderá à árvore – caso sua vontade seja usá-lo como enfeite de árvore. Seus anjinhos feitos com material reaproveitado estão prontos para enfeitar sua sala.
Dica: Os rótulos das embalagens podem ser explorados, eles darão cores aos seus anjinhos, se preferir uma “roupinha” mais neutra, basta utilizar o verso da embalagem.
Para dar as boas-vindas à época de Advento nada melhor do que você mesma confeccionar os seus próprios enfeites de natal. Assim você tem a liberdade de adicionar pequenos detalhes em cada objeto e ainda permite que os seus filhos participem da diversão, dando à casa um ambiente mágico e encantador.
Fotos e vídeos: Reprodução.