DIY – Jardim vertical fácil, charmoso e barato

Comportamento|Decoração|DIY

Com a vida urbana cada vez mais corrida e com espaços habitacionais cada vez menores e mais práticos, muitas vezes sentimos falta de um cantinho verde para relaxar, ler um livro ou folhear nossas revistas preferidas, não é mesmo? Ambientes mais leves, que transmitam tranquilidade e que tragam um pouco da natureza para dentro de casa pode mudar completamente o clima de um lar.

Para quem pensa que morar em um apartamento significa não poder ter um jardim, o Pátio Hype mostra que por menor que seja o espaço que você tem em casa é possível trazer mais cor e vida para o seu dia a dia. Como fazer isso? A ideia é aproveitar as paredes da sua casa para, literalmente, pendurar suas plantas. Confira algumas dicas bem fáceis e baratas para fazer um jardim vertical (ou vários) e tenha um cantinho verde bem charmoso em casa.

JARDIM EM PALLET 

O jardim vertical em pallet é bom para o plantio de ervas, como hortelã e erva-cidreira, ervilhas, temperos, flores de baixo crescimento e até mesmo frutas (morangos).

Você vai precisar de:

– 1 pallet de madeira;

– 1 pano de saco;

– Tecido para área externa (normalmente são mais resistentes e à prova d’água);

– Tesoura;

– Grampeador para móveis;

– Terra para plantio;

– Sementes de plantas ou mudas jovens.

Passo a passo:

Prenda o pano de saco no interior do pallet, em um dos lados. Enrole a parte de trás do pallet e as laterais com tecido mais resistente e o prenda com um grampeador de móveis. Faça isso apenas em três lados (exceto a extremidade superior). Coloque a terra no pallet a partir da extremidade aberta, até que ela atinja a borda, faça pequenos cortes com tesoura no pano de saco e coloque as sementes ou mudas de plantas.

Dica: É desejável manter o pallet numa posição horizontal até que a germinação esteja garantida. Ele pode ser invertido para posição vertical, mas é bom que isso seja feito apenas quando você ver que as plantas estão bem “fixas”

HORTINHA NA PAREDE

Esse tipo de jardim também pode ser uma boa alternativa para quem quer montar uma hortinha em casa e não tem muito espaço. Se a sua cozinha recebe bastante luz do sol dá pra instalar a horta perto do fogão para ter temperos e até pequenas hortaliças por perto na hora de cozinhar.

Você vai precisar de:

– Vasos de plástico para parede;

– Saco de 1,5kg de terra;

– Sementes;

– Mudas;

– Parafusos;

– 1 tijolo;

– Furadeira.

Passo a passo:

Observe se os vasinhos que você comprou já têm furinhos no fundo para que a água tenha por onde escorrer. Se não tiverem você pode fazer os furos com a ajuda da furadeira ou de alguns pregos. Feito isso, quebre o tijolo em pequenos pedaços e os coloque no fundo. Com isso, a água que está em excesso na terra encontra um jeito mais fácil de sair.

Em seguida, faça os furos no suporte de madeira medindo exatamente os encaixes dos vasos. Terminando, enrosque os parafusos, deixando sobrar um pouco da ponta onde os vasos serão encaixados. Para finalizar o seu jardim vertical, coloque um pouco de terra por cima dos pedaços de tijolos em cada vaso e, em seguida, coloque as mudas e as sementes, completando os vasos com terra. Depois é só encaixar tudo no suporte.

JARDIM EM TELA 

Esta ideia genial para quem vai fazer tudo sozinho. São materiais simples, execução fácil e resultado incrível! Basta colocar a mão na massa.

Você vai precisar de:

– 1 tela do tamanho que você achar necessário (pode ser de arame soldado, de aço ou o que for mais fácil pra você);

– Bucha e ganchinho pra prender a tela na parede ou no muro;

– Plantas variadas;

– Ganchos;

– Vasos, floreiras e suportes para eles.

Passo a passo:

Pregue a tela na parede que você tiver disponível (com muito cuidado pra não ficar torta). Em seguida, pendure os vasinhos da maneira que achar mais harmônico. Você também pode colocar junto suportes com velinhas e quadrinhos. Se quiser enfeitar com linhas coloridas pra ficar diferente também é super válido. Se a sua tela for firme o suficiente, você ainda pode fazer biombos ou pode simplesmente apoiá-las onde quiser.

São muitas as especies que podem ser usadas para comprar um jardim vertical bonito. Você pode misturar plantas de diferentes tamanhos, cores e até aromas para conseguir uma composição mais harmônicas. Veja mais algumas inspirações:

Além de serem belíssimos, eles proporcionam um oxigênio mais puro e ainda refrigeram o ambiente. Todo lar precisa de um toque de natureza, não é? E esse toque é mais do que charmoso!

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter