Receita do dia – Escondidinho de frango prático!
24 de março de 2020
Conheça sete terapias naturais para diminuir a ansiedade!
24 de março de 2020

O mundo da reciclagem não tem limites, basta usar a imaginação e criar o que você quiser. A equipe No Pátio sempre incentiva esta técnica porque, além de ajudar a preservar o meio ambiente, o ato de reciclar também traz benefícios econômicos e, de quebra, ainda proporciona a quem o desempenha o prazer de ter um objeto único, confeccionado com todo o amor, especialmente para oseu lar.

Nós já sabemos que em todo objeto usado encontra-se um potencial novo objeto. Por exemplo, as latas. É leite em pó, achocolatado, molho de tomate, milho, ervilha em conserva… A variedade é imensa e, se você nunca sabe o que fazer com todas elas, o Patio Hype mostra que esses produtos, que normalmente vão para o lixo, podem se transformar em objetos descolados e charmosos, podendo servir para decorar a sua casa ou até mesmo uma festa. Então por que comprar acessórios e objetos de decoração quando você pode criá-los e torná-los únicos com as nossas dicas espertas ? Dá uma conferida!

1 – Vaso de plantas

Você vai precisar de:

Linha de crochê;

Lata de leite (ou de achocolatado);

Cola quente;

Botões ou objetos pequeninos para decorar a lata;

Fita de cetim;

Flores.

 

Passo a passo:

Com todos os materiais na mesa, chegou a hora de trabalhar em nosso objeto artesanal! Primeiro, higienize a lata por completo, tirando todos os resíduos de rótulos e limpando-a bem. Seque-a e coloque o fio de crochê todo em volta da lata. Esta etapa de cobertura da lata deve ser feita com calma e cuidado. É preciso que você use cola quente, principalmente no começo e no final, mas cuidado para não exagerar na dose. Depois que você cobrir toda a sua lata, é só colar os botões decorativos ou os objetos que escolheu para enfeitar o vaso. Você pode utilizar peças em biscuit, gesso, madeira ou qualquer item legal que você ache em suas bugigangas! Fixe com cola quente. Por último, é só colar a fita de cetim embaixo e em cima da lata. Fixe a fita com cola quente. Prontinho! Coloque as flores e curta a valer sua confecção. Pode ser útil também para decorar um escritório feminino, uma mesa, estante ou aonde você achar bacana.

2- Pufe de latas

Você irá precisar de:

Lata de tinta vazia;

Tecido;

Cola branca;

MDF (cortado na medida do topo da lata);

Espuma;

Grampeador e grampos de tapeceiro (ou tachinhas e martelo).

LATAS 3

Passo a passo:

Corte os pedaços de tecido com folga nas laterais. O tecido quadrado que vai revestir o assento deve ser grande o suficiente para que possa ser grampeado atrás. O tecido retangular será colado na lata, então é aconselhável engomar com cola, ou seja: passar uma demão de cola branca no tecido e esperar secar antes de começar a encapa-lá. Isso porque alguns tecidos encolhem em contato com a cola. Então, se for para encolher, que encolha antes. Grampeie as bordas do tecido quadrado no verso do MDF de modo que a espuma fique no meio (caso não tenha grampeador de tapeceiro, martele as tachinhas).

Passe cola branca em uma face da lata e cole o tecido. Em seguida,  tire as bolhas com uma trouxinha de pano. Repita o processo de colagem nas outras faces. Depois de seco, vire a lata de ponta cabeça e faça quatro furos no verso usando um prego grosso e um martelo. Coloque o assento de ponta cabeça no chão e desvire a lata sobre ele. Parafuse o assento usando os furos feitos com o prego. Aperte bem os quatro parafusos até ficar firme. Pronto!

Dica: Prefira Chave Philips ao invés de chave de fenda. A Chave Philips dará mais firmeza, pois não escorrega pela fenda.
Outra dica: Quando for comprar Chave Philips, procure por Chave imantada. O imã mantém o parafuso grudado na chave e dá para parafusar usando uma mão só. Como temos que parafusar dentro da lata, colocar os dois braços no buraco da tampa pode ser desconfortável.

3- Organizador de assessórios/bijuterias

Você irá precisar de:

3 ou mais latas de atum;

Papel decorado em cartolina;

Cola branca;

Tampinha de nescal;

Etiquetas para diferenciar as bijus (opcional).

Passo a passo:

4- Caixa decorada

Você irá precisar de:

1 lata pintada de branco;

Barbante cru;

Cola branca;

1 pincel largo e chato;

Tecido de algodão;

Feltro;

Agulha;

Linha n° 10;

Perolas;

Cola quente.

Passo a passo:

O Brasil é um dos maiores recicladores de latas de alumínio do mundo, com marcas anuais que beiram os 100%. A gente mostrou no Faça Você Mesmo desta semana que, se você tiver boa vontade, pode fazer com que as latas deixem de ser apenas sucata ao aproveitá-las de uma maneira muito funcional e criativa. Então não perca tempo e mãos a obra. O planeta agradece!

 

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *