O vídeo conta a história de uma família da comunidade Tapeba que manteve uma escola embaixo de um cajueiro para os pequenos índios da tribo nos anos 1990 e conseguiu estruturar a escola que hoje é ferramenta fundamental na preservação da cultura e costumes dos Tapebas. A coordenadora do Núcleo, Angela Gurgel, assina o roteiro do filme, ao lado do videomaker Marcelo Alves, que dirigiu a produção. A montagem também é de Marcelo com Vinicius Augusto Bozzo. Já a direção de fotografia e imagens são de Nilson Filho, sound design e mixagem de Paulo Tomé.
O Brésil en Mouvements (em português, Brasil em Movimentos – BEM) é um festival de documentários sobre o Brasil na França. Organizado pela associação Autres Brésils desde 2005, é um convite para questionar e compreender a sociedade brasileira e criar laços entre ambas os países.
No Brasil, “Aldeia do Saber” participa do 6º Cine Kurumin, Mostra Nordeste, que acontece de 12 a 19 de julho, em Salvador (BA), sendo o único representante cearense na Mostra. O documentário também foi selecionado para a II Mostra Indígena de Filmes Etnográficos do Ceará, que aconteceu em Aquiraz-CE, de 28 a 30 de abril.
Se você ficou curioso para saber mais, aproveite para conferir abaixo o documentário “Aldeia do Saber” na íntegra!
Já estamos aqui de dedos cruzados, torcendo para que o documentário seja cada vez mais visto e compartilhado pelo mundo, aumentando ainda mais o orgulho “cult” da Terrinha!
Fotos e Vídeo: Reprodução/Youtube