Além de bonita e de atrair milhares de turistas de todo mundo, nossa cidade será agora protagonista de um documentário na Ásia. É isso mesmo! Fortaleza será tema de uma produção com o objetivo de promover o turismo da capital cearense na China. A produção está prevista para julho e foi articulada durante a participação da Prefeitura de Fortaleza na Feira de Cantão, que ocorre anualmente na China e é considerada a maior feira multissetorial do mundo.
Estão previstas uma equipe formada por oito pessoas de uma emissora de TV chinesa que virá conhecer a cidade e realizar as entrevistas e filmagens.
O secretário de Turismo, Elpídio Nogueira, que representou a Prefeitura no evento, conta que a ideia inicial da TV era gravar apenas em São Paulo, mas após a apresentação da capital cearense todos ficaram impressionados com sua estrutura, localização geográfica e belezas naturais. Após algumas reuniões, resolveram incluir o Nordeste no roteiro e Fortaleza foi a escolhida.
Ainda durante a viagem à China, foi discutida a ideia de transformar Xiamen e Fortaleza em “cidades irmãs”, o que facilitaria todos os tipos de intercâmbios, entre eles, culturais, históricos, turísticos e econômicos. Xiamen está na lista das dez cidades que tiveram maior crescimento econômico do mundo em 2014. Localizada na costa leste da China, tem uma população de mais de três milhões de pessoas e um crescimento do PIB per capita de 8,6%, o maior entre as dez cidades da lista.
O secretário de Turismo de Fortaleza, Elpídio Nogueira, viajou, no dia 13 de abril, para representar a Prefeitura de Fortaleza no evento “Missão China 2015–Negócios coletivos, a chave do futuro”. Liderada pela CDL Fortaleza que levau uma comitiva à Ásia, entre empresários e autoridades do trade turístico local, a Canton Fair( Feira de Cantão), a maior feira multissetorial do mundo.
Em Fortaleza, de acordo com os números de atendimento em 2014, registrados nas Casas do Turista, equipamentos gerenciados pela Setfor, o percentual de turistas da Ásia que visitaram Fortaleza foi de apenas 3%, bem inferior a outros continentes como Europa (51%) e Américas (44%).
O No Pátio aguarda ansiosamente para conferir o documentário. E você, quais pontos turísticos deverão ser apresentados na produção chinesa?
Fotos: Reprodução.