Documentos perdidos durante o Carnaval podem estar nos Correios

Acontece|Atualidades|Brasil


Perder documentos é sempre uma experiência desagradável e na folia de Carnaval muita gente acaba passando por esse mau momento. O que quase ninguém sabe, é que muitos documentos perdidos acabam sendo entregues por quem os encontra em agências dos Correios.

Portanto, quem perdeu algum documento durante as comemorações de Carnaval deve, antes de retirar a segunda via, consultar o site dos Correios ou ligar para a Central de Atendimento, discando 3003-0100, se estiver em capitais ou regiões metropolitanas – e 0800 7257282 se estiver em outras localidades,  e verificar se seu nome consta na relação de achados e perdidos do órgão. 

Os documentos perdidos podem ser retirados nas agências dos Correios por até 60 dias após os festejos e é possível pedir que sejam enviados para a agência mais próxima da moradia ou o local de trabalho do proprietário. Depois desse prazo, os documentos são encaminhados para o órgão onde foram emitidos. Para os documentos perdidos durante o feriado de Carnaval o órgão está disponibilizando o serviço de forma gratuita, mas em outros períodos no momento da retirada, além de comprovar que é titular do documento, é preciso pagar uma taxa de R$5,00 (cinco reais).

Documentos perdidos 1

Desgaste financeiro e emocional, não são os únicos problemas de uma pessoa que perde os documentos. Você já imaginou receber uma cobrança de uma compra que nunca fez? Pois isso acontece diariamente com vários brasileiros, em todas as regiões do País. Por isso, a orientação é que o cidadão faça um boletim de ocorrência ( B.O) informando a perda do documento o mais rápido possível. A medida impede que os documentos perdidos sejam usados por outras pessoas de maneira ilícita.

O B.O pode ser feito online, no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará. Porém, é importante ressaltar que o registro não substitui o documento perdido.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter