Os cofundadores da Dolce & Gabbana pediram desculpas à China nesta sexta-feira, tentando preservar um mercado crucial para a grife de luxo depois de uma reação negativa à sua mais recente campanha publicitária. “Sentimos muito e queremos pedir desculpas aos chineses no mundo todo”, dizem Stefano Gabbana e Domenico Dolce em um vídeo de desculpas publicado no Weibo, equivalente ao Twitter na China.
A propaganda, duramente criticada por ter cunho racista, foi retirada do ar pela marca em menos de 24h. Mas não foi rápido o suficiente para evitar as graves consequências que se alastraram nos dias seguintes ao acontecimento. Grandes e importantes varejistas, celebridades e “vips” da moda criticaram de forma severa o acontecimento e demonstraram seu distanciamento da marca ao longo da semana.
Como exemplos, na sexta-feira, dois dias depois do post do controverso vídeo, todos os produtos da marca haviam sido retirados das prateleiras da Lane Crawford, rede com 10 lojas de departamento de luxo da China; bem como desaparecido da maioria dos sites dos maiores e-commerces chineses, como por exemplo Tmall, JD.com, Secoo, dentre outros.
Diante do nítido e grave contexto, Stefano Gabbana e Domenico Dolce optaram por realizar um pedido formal e oficial de desculpas também via vídeo. “Dui bu qi” ou “Desculpa”. Estas foram as palavras em Mandarim que escolheram usar juntos para terminar a sua sincera fala a respeito do ocorrido.
O vídeo foi postado na sexta-feira na mesma rede social aonde haviam postado a propaganda, a Weibo.
A tradução completa do pedido de desculpa é esta:
Domenico Dolce: Nós viemos pensando muito nos últimos dias com muito pesar sobre o que aconteceu connosco e sobre o que causamos em seu país e nós nos desculpamos imensamente. Nossas famílias sempre nos ensinaram a demonstrar respeito a todas as diferenças culturais ao redor do mundo e por isso pedimos desculpas se cometemos um erro ao interpretar a sua.”
Stefano Gabbana: “Queremos nos desculpas a todos os Chineses ao redor do mundo porque são muitos e nós levamos esse pedido de desculpa e essa mensagem muito a sério.”
D.D.: “Nós sempre amamos muito a China e sempre visitamos esse país e suas diversas cidades e amamos a sua cultura. Com certeza, temos muito a aprender e por essa razão pedimos desculpa se cometemos um erro ao nos expressarmos.”
S.G.: “Nós certamente não esqueceremos esta experiência e afirmamos que esse tipo de coisa jamais acontecerá novamente, na verdade tentaremos fazer nosso melhor e respeitaremos a cultura chinesa em todos os sentidos. Do fundo do nosso coração, pedimos pelo seu perdão.”
Ambos: “Dui bu qi” [“Desculpa” em Mandarim].
O que achou dessa polêmica envolvendo a grife italiana?!
Fotos: Reprodução.