No próximo domingo (01), a partir das 10h, a Assembleia Legislativa (AL) do Ceará realiza no Plenário 13 de Maio, a cerimônia de posse dos deputados eleitos em outubro de 2014. Antes, às 8h30min, será realizada uma celebração ecumênica no auditório Deputado João Frederico, no anexo II.
O domingo de posse na AL do Ceará terá uma sessão preparatória presidida pelo deputado Zezinho Albuquerque (PROS). E em seguida,a outra sessão, também preparatória, será eleita a nova Mesa Diretora para o biênio 2015/2016. Cerca de 1800 convites foram enviados para autoridades e convidados dos deputados eleitos. Eles poderão assistir à solenidade através de telões instalados nos diferentes locais da casa visto que a quantidade de pessoas dentro da Plenária é limitada.
No dia da posse na AL do Ceará, dos 46 parlamentares que vão atuar nos próximos quatro anos, 24 são estreantes na Casa. Segundo Carlos Alberto Aragão, diretor do Departamento Legislativo, todos os deputados eleitos já entregaram toda a documentação necessária para efetivação de seus mandatos, o que inclui declaração de rendimentos, diploma eleitoral e nome parlamentar. Até sexta-feira (30), a Assembleia Legislativa deve encaminhar a lista dos nomes parlamentares escolhidos, bem como a sigla que cada um representa, para publicação no Diário Oficial do Estado.
Logo após a sessão de posse, a eleição da nova Mesa Diretora acontece. Nessa segunda sessão, o presidente Zezinho Albuquerque concederá a palavra a um parlamentar que, pela ordem, irá requerer o registro da chapa única ou das chapas que irão disputar os assentos da Mesa.
Eleita a chapa, o presidente escolhido convocará os demais membros para compor a Mesa, instalará a 29ª legislatura da Casa e procederá a posse dos suplentes que exercerão os mandatos no lugar de Ivo Gomes (Pros), secretário de Cidades, David Durand (PRB), dos Esportes, e Osmar Baquit (PSD), da Pesca. No lugar dos secretários, serão empossados Leonardo Pinheiro (PSD), Professor Teodoro (PSD) e Fernando Hugo (SD). Mirian Sobreira (Pros), convocada para a pasta de Política sobre Drogas, só poderá se licenciar quando o governador Camilo Santana enviar à Casa a reforma administrativa criando a secretaria. No lugar dela, assumirá Rachel Marques (PT).
Fotos: Reprodução