São Luiz realiza programação em alusão ao Dia do Trabalho
30 de abril de 2021
risoto
Risoto – 5 receitas para o dia das mães!
30 de abril de 2021

Dona Gêek: o canal sobre cultura pop feito por duas irmãs pretas e sexagenários

Dona Gêek

Maio está para começar, e para os geeks e amantes da cultura pop em geral ,ele é considerado um dos meses mais nerds do ano. Isso porque em 4 de Maio nós temos o Star Wars Day e, no dia 25 de Maio, temos o Dia do Orgulho Nerd. Mas vocês já notaram que quase todo conteúdo sobre cultura pop parece que é produzido por adolescentes e jovens adultos? Então, para mostrar que esse tal “mundo nerd” não tem idade, é que duas irmãs de mais de 60 anos criaram o Dona Gêek, um canal sobre filmes, jogos, e outros elementos da cultura pop. E elas já são sucesso no Instagram também!

Genilda Maria Gama tem 65 anos, e sua irmã, Genilza Maria Gama, tem 62. Elas preferem ser conhecidas como as duas Gês. As irmãs tem orgulho de serem mulheres pretas, com mais de 60 anos, e que se dedicam a apresentar um canal sobre cultura pop chamado Dona Gêek. E, como em qualquer outro canal sobre o assunto feito por alguém mais novo, elas também aproveitam o espaço para falar e indicar filmes, animações, séries e também histórias em quadrinhos.

O início do Dona Gêek

A ideia de fazer o canal nasceu quando a filha de Genilda, Janaína Monteiro, pensou em produzir um documentário para falar sobre a mãe. Mas ela não queria explorar estereótipo do racismo e mostrar a mãe simplesmente como uma mulher preta batalhadora. Ela queria, justamente, mostrar o lado nerd da mãe dela. “Sempre admirei essa coisa da minha mãe ler os livros, assistir os filmes. Lembro dela lendo muito, mesmo as condições sendo precárias”, disse Janaína em entrevista ao site Mundo Negro.

E foi durante a produção do documentário que surgiu a ideia de fazer um canal apresentado pelas duas senhoras. O primeiro vídeo foi feito em 2019 e, até hoje, as duas vezes continuam produzindo bastante coisa. “Eu não vejo ninguém na nossa faixa de idade falando sobre esse assunto. Se formos as primeiras, vamos abrir caminho para outras senhoras. Não só falar de tricô e crochê porque ninguém merece.”, reflete Genilza em entrevista. Então, cabe às duas irmãs falar sobre filmes, séries e muito mais enquanto a filha de Genilza e o marido dela ficam responsáveis pela gravação e edição dos programas.

Dona Gêek

 E para quem acha que as irmãs se dedicam apenas a falar de filmes antigos, e de coisas nostálgicas, ainda que ligadas à cultura pop, saibam que não é nada disso! Elas também se dedicam a fazer comentários sobre produções recentes, como o curta da Netflix que fala sobre violência policial, Dois Estranhos. Mas o que as duas Gês gostam mesmo é de seriados. Títulos como Lei e Ordem e Criminal Minds estão entre as favoritas.

Mas dafinitivamente cultura pop, seriados, cinema, nada disso tem idade! Que mais Dona Gês possam surgir em todo o Brasil.

Fotos e vídeos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *