Doodle comemora aniversário de Maria Sibylla Merian

Comportamento

A naturalista alemã Maria Sibylla Merian ganhou um doodle especial em comemoração ao seu 366º aniversário

Maria-Sibylla-Merian-Google

A página inicial do Google, desta terça-feira (02), traz uma homenagem especial a Maria Sibylla Merian, uma naturalista alemã e ilustradora científica que estudou plantas e insetos e fez pinturas detalhadas sobre eles! Merian trabalhou como artista botânica. Ela publicou três coleções de gravuras de plantas em 1675, 1677 e 1680 e depois estudou insetos, mantendo seus próprios espécimes vivos, fez desenhos de insetos metamorfose, em que todas as fases da vida do inseto (ovo, larva, pupa e adulto) foram representados.

MariaSibyllaMerianPlate69

Ela usou Native American nomes para se referir às plantas, que passou a ser usada na Europa: “Eu criei a primeira classificação para todos os insetos que tinham crisálidas, as borboletas diurnas e as mariposas noturnas. A segunda classificação é o das larvas, vermes, moscas e abelhas. Retive os nomes indígenas das plantas, porque eles ainda estavam em uso nos Estados Unidos por ambos os locais e os índios”. (No prefácio de Metamorfose insectorum Surinamensium).

Seus desenhos de plantas, rãs, cobras, aranhas, iguanas e besouros tropicais são recolhidos ainda hoje. Pouco antes da morte de Merian seu trabalho foi visto em Amesterdão por Pedro, o Grande . Depois de sua morte, ele adquiriu um número significativo de seus quadros que até hoje são mantidos em coleções acadêmicas em São Petersburgo.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter