Para algumas pessoas, sentir dor nas costas já se tornou parte da rotina. Para outras tantas, a perspectiva de senti-la com o avançar da idade é dada como certa. O fato é que o incômodo na lombar é um mal que atinge um percentual altíssimo da população, a ponto de mais de 80% vir a sofrer com ele em algum momento da vida.
Normalmente, a dor não é perigosa. Mas podem ser sinal de uma hérnia de disco, artrose, artrite ou curvaturas anormais da coluna, como escoliose e lordose. Para que você saiba um pouco mais sobre esse mal que atinge oito em cada dez brasileiros, o Pátio Hype listou as principais precauções e tratamentos.
◊ Principais tratamentos indicados
– Anti-inflamatórios, analgésicos, relaxantes musculares e antidepressivos em doses reduzidas podem ser usados desde que com acompanhamento médico;
– Fisioterapia e exercícios físicos também são importantes, assim como terapias alternativas que incluem técnicas de relaxamento, acupuntura, quiropraxia e fitoterapias (tratamento com plantas medicinais);
– Em casos mais graves de compressão de nervos ou problemas anatômicos os pacientes podem precisar de cirurgia.
◊ Cuidados que ajudam a evitar dores nas costas
– Fazer de 20 a 30 minutos de exercícios físicos ao menos quatro vezes por semana;
– Caminhar alguns minutos por dia. Ir ou voltar do trabalho a pé quando possível é uma boa forma de fazer isso;
– Manter a postura correta nas atividades do dia-a-dia, sobretudo nas que exigem esforço ou muitas horas sentado;
– Para quem trabalha sentado, fazer intervalos e andar um pouco ajuda bastante;
– Olho na balança: manter-se no peso ideal é fundamental para espantar a dor nas costas.
Má postura, excesso de peso, problemas musculares, sedentarismo e estresse estão entre os principais fatores que causam dores nas costas. Queixa extremamente comum na população em geral, o seu diagnóstico muitas vezes acaba sendo banalizado e o que poderia indicar apenas um “mau jeito” evolui para o estágio de doença crônica, inflamatória e, potencialmente, incapacitante.
Por isso, é importante sempre ter em mente que se a dor nas costas persiste ou é acompanhada de outros sintomas, você deve fazer uma consulta com um especialista em coluna.
Fotos: Reprodução.