Dragão do Mar celebra Dia da Consciência Negra com ampla programação virtual

Agenda Cultural|Cultura

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, efeméride do dia 20 de novembro, o Centro Dragão do Mar traz uma ampla e diversificada programação, com ações virtuais protagonizadas por artistas pretos do Ceará. Com programações oriundas do Conecta SET, projeto da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar com apoio da Secretaria da Cultura do Ceará, e da convocatória Arte em Rede, iniciativa da Secult-CE junto à sua Rede de Equipamentos, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura trará, entre 16 e 30 de novembro, apresentações de música, teatro, literatura, dança e performance.

Abrindo a programação, na próxima segunda-feira (16), às 19h, Yasmin Elica inicia uma série de apresentações do projeto “Cena Negra Feminina: Corpos Femininos Negros no Teatro Fortalezense”, originadas a partir de sua pesquisa sobre a cena teatral na capital alencarina, lançada em outubro via convocatória Arte em Rede. A atriz e pesquisadora também lançará vídeo de pesquisa-aula no dia 23, seguida de apresentação ao vivo no dia 30 de novembro, também às 19h. 

Na quarta-feira (18), às 19h, o Cangaias Coletivo Teatral inicia a programação do Conecta SET em alusão ao Dia da Consciência Negra, apresentando o “Na Colônia Penal”, espetáculo inspirado na obra de Franz Kafka, apresentado em 2016 e agora adaptado para o formato virtual. O trabalho traz à tona questões em torno de temas contemporâneos como direitos humanos, autoritarismo, leis e ideais de justiça retrógrados.

Na quinta-feira (19), às 19h, a Cia. Balé Baião apresentará o espetáculo “Assentamentos Pretxs”. Atravessados pelas danças afrodiaspóricas, indígenas e periféricas presentes nos interiores e capital cearense, expressões de resistência e afirmação das corporeidades negras, o coletivo exibirá um ritual dançante que integra dança, poesia, canto e manifesto numa gira multiAncestral onde “assentam” os desejos comuns que mobilizam a luta contra o racismo e o fascismo.

As ações serão exibidas no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro).

Fotos: reprodução / Fonte: Secult

Inscreva-se na nossa newsletter