No início deste mês, o Governador Cid Gomes aproveitou a solenidade de reinauguração do Teatro Carlos Câmara, que fica no Centro de Turismo do Ceará, para anunciar grandes investimentos do Estado na área cultural. Os valores altos (R$ 118 milhões) chegam a deixar muita gente de olhos arregalados. O fato foi anunciado com a intenção de calar a boca de quem vinha criticando a Secretaria da Cultura do Ceará – Secult.
Grande parte dos investimentos será destinada para a reestruturação do Centro Cultural Dragão do Mar, que há um certo tempo se restringe apenas aos barzinhos em seu entorno e aos show de pequeno e médio porte. O grande desejo é de que o espaço volte a produzir cultura e para isso, agora, ele está nas mãos de Paulo Linhares, um dos idealizadores do projeto original e que já foi secretário de cultura.
Existem também projetos de investimentos em outros equipamentos culturais geridos pelo Estado, como o Museu da Imagem e do Som e a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, assim também como a criação de outros espaços culturais. Outra boa novidade é que um concurso para a Secult também já foi anunciado. Depois dessa “virada cultural” resta saber se tudo isso vai ser posto em prática!
Fotos: Reprodução