A arquitetura do espaço se confundo com o cartão postal de Fortaleza. O mix de vermelho, branco, as colunas largas e a passarela onde se pode ver a Catedral Metropolitana são um verdadeiro convite ao deslumbramento. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é muito mais que uma simples peça urbana. O Dragão é o coração da Praia de Iracema!
Construído há 14 anos, os mais de 14 mil metros quadrados de área e arquitetura assinada pelos cearenses Fausto Nilo e Delberg Ponde de Léon, recebe em 2013 sua primeira grande reforma. O Centro Cultural só havia passado por manutenções em alguns espaços. O investimento do Governo do Estado do Ceará é de R$ 9 milhões para uma revisão geral na infraestrutura do equipamento.
A reforma tem acompanhamento do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) do Governo do Estado. Em 2011, o órgão realizou uma vistoria, obrigatória em imóveis públicos entre 10 e 20 anos de uso, e sinalizou para a necessidade de melhorias hidráulicas e elétricas, além de uma atualização do equipamento às normas internacionais de acessibilidade. A obra, iniciada neste mês de Janeiro, segue até outubro deste ano.
Planejamento
De acordo com informações de Maninha Morais, diretora de Planejamento e Gestão do Instituto Dragão do Mar, a reforma será feita em blocos, na tentativa minimizar prejuízos à programação do Centro. Agora no mês de Janeiro, o Teatro Dragão do Mar e as duas salas de cinema estarão fechadas ao público, mas a programação permanece nos demais espaços. “Nosso trabalho é para que a obra cumpra o cronograma estabelecido e que as atividades voltem ao normal logo que concluídas essas melhorias”, diz Maninha.
Maninha afirma que até Abril deve ser concluída a primeira fase da obra, que inclui Teatro, Cinemas, Espaço Mix, Auditório e todas as áreas da administração. “Essa reforma é de extrema importância para o Dragão do Mar. Além de melhorar as instalações existentes, tomar acessível, vai recuperar o painel do nosso Aldemir Martins, o que para nós é a possibilidade de devolver ao público a obra recuperada”, pontua.
O que vai melhorar
– Revisão elétrica e hidráulica de todo o equipamento.
– Modernização de espaços como cinemas, auditório e teatro.
– Nova sinalização dos espaços.
– Acessibilidade e inclusão.
– Anfiteatro com cabine de luz e som.
– Cinemas com curadoria da Fundação Joaquim Nabuco, Recife-Pe.
– Restauração do painel de Aldemir Martins.
– Atualização do sistema de automação e vigilância do entorno com câmaras interligadas à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará.
– Projeto Luminotécnico.
– Projeto de Paisagismo.
– Projeto de Combate a Incêndio.
O que vem por aí
Além da atual reforma, o Dragão do Mar conta com projetos a serem iniciados em
breve. São eles:
– Ampliação da Reserva Técnica do Memorial da Cultura Cearense (MCC);
– Um pequeno anfiteatro e serviços de apoio (lanchonete, livraria e loja de artesanato) no espaço situado entre o Dragão do Mar e a Biblioteca Pública;
– Reforma de componentes das fachadas e passeios da parte sul, de frente para a Praça Cristo Redentor. Aí estão previstos os efeitos de um projeto de luminotecnia, um conjunto de fontes, um lago, bancos para usos públicos, e elementos de harmonização entre as fachadas do Dragão do Mar e da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel.
Serviço:
Assessoria de Comunicação e Marketing do IACC
Contato: (85) 3488-8625.
Facebook: www.facebook.com/dragaodomar
Twitter: @_dragaodomar
Fotos: Reprodução