É divertido poder mudar o mundo

Cultura|Teatro

As peripécias de um menino e uma pulga, numa divertida noite de brincadeiras dentro de um quarto. Dos dias 22 e 23 de julho, a CAIXA Cultural Fortaleza apresenta o espetáculo infantil A pulga do Arquiteto, daCompanhia Linhas Aéreas. Com direção de Débora Dubois, o espetáculo, que tem como tema o Renascimento, promete mostrar como é divertido poder mudar o mundo.

Para esse espetáculo, foram usadas referências inspiradas na vida e obra reais do arquiteto Filippo Brunelleschi, que viveu em Florença, na Itália, entre 1377 e 1446. Suas criações e pesquisas feitas para projetar e realizar a construção do Domo da Catedral Santa Maria del Fiori, um marco do início do Renascimento. Para a fundadora da Cia. e criadora do espetáculo, Ziza Brisola, “A Pulga do Arquiteto tem uma empatia grande, que funciona tanto para diferentes públicos, quanto idades, por conta de toda parte física e lúdica com forte apelo visual, apresentando cenas em movimento, que é a principal pesquisa de linguagem da companhia”. A peça usa os elementos de circo e dança para ajudar a contar a história de uma outra maneira, no qual o corpo também é o contador.

Por acreditar que o Renascimento é um período fundamental da constituição de nossa cultura, a montagem o homenageia e propõe que seja mais discutido e dividido com todos. “Escolhemos esse período histórico porque, além de sermos fascinados por ele, é uma fonte quase inesgotável de referências visuais e de arte para, assim, instigar idéias e discussões que podem – e devem – sair da sala de teatro e continuar depois, em casa, com os amigos e, principalmente, na escola”, completa Ziza.

Além das apresentações, as atrizes Ziza Brisola e Isabela Graeff vão dar uma palestra gratuita no sábado, 22, às 9h. Durante a conversa, irão abordar os temas tanto a partir da pesquisa histórica da peça, como a partir da pesquisa cênica do grupo.

Serviço:
A Pulga do Arquiteto 
22 e 23 de julho, na CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Horários: sábado, às 15h e 18h | domingo, às 15h
Ingressos: R$10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia)

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter