É lançado Acervo Digital com mais de 4 mil documentos sobre Fortaleza

Acontece|Fortaleza|Tecnologia


Nada melhor do que aprender e poder compartilhar conhecimento, correto? Se esse conhecimento nos permitir analisar os pontos fundamentais sobre nossa cidade, apontar problemas e soluções, e desse modo ajudar a transformá-la em um lugar melhor será uma grande vantagem para todos.

É isso que o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) pretende ao lançar na Internet o Acervo Digital, uma página que reúne mais de quatro mil documentos referentes à cidade nas seguintes categorias: Cartografia, Dados Institucionais, Estudos e Pesquisas, Leis e Normas, Planos Diretores, Planos Setoriais e Projetos.

O trabalho foi realizado pela Diretoria do Sistema de Informações (Disin), com colaboração de Joseline Veras, que está à frente da Gerência do Acervo. Segundo a titular da Disin, Ana Cláudia Teixeira, um dos objetivos da criação do Acervo Digital é a viabilização de documentos públicos para a geração de conhecimento sobre o município de Fortaleza e claro, permitir uma maior participação em relação ao conteúdo da página.

Como isso pode ser feito

No site do Acervo está acessível um canal de comunicação chamado “Fale conosco”, em que a população pode entrar em contato com a coordenação do Acervo Digital, solicitando informações, sugerindo, e fazendo reclamações ou elogiando. Além disso, há uma ferramenta que permite a busca por arquivos de acordo com o nome do documento, a categoria, o tema, o ano do documento, o tipo de documento, a fonte ou a localização.

Acervo Digital 1

Os arquivos disponíveis no Acervo Digital estão listados segundo os temas: acessibilidade, aerofotogrametria, cadastro urbano, demografia, desenvolvimento humano, distribuição de gás natural, distribuição de petróleo, distribuição de água, drenagem urbana, esgotamento sanitário, habitação social, história e cultura, imóveis públicos, indústria, legislação urbanística, meio ambiente, mercado imobiliário, patrimônio histórico, planejamento regional, planejamento urbano, requalificação urbana, resíduos sólidos, saneamento básico, setores censitários, sistema viário, socioeconomia, telecomunicações, transporte e trânsito e turismo.

O melhor é que o conteúdo do site é atualizado continuamente com a inserção de novos documentos.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter