É lançado em Sobral “Plano de Enfrentamento ao Mosquito Aedes Aegypti”

Acontece|Atualidades|Sobral


Diante do aumento dos casos de dengue no País, e agora com a ameaça do zika vírus e chikungunya, os brasileiros devem ficar cada vez mais atentos. Buscando conscientizar a população para o risco da proliferação do mosquito a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, e o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, lançaram na última quinta-feira (7), o Plano Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes Aegypti para a macrorregião Norte.

Com o tema “Todos contra o Mosquito”, a campanha foi lançada em solenidade realizada no Centro de Convenções de Sobral, reunindo prefeitos e representantes da saúde de todos municípios da Zona Norte.

O Comitê da ação visa propor, articular, coordenar e avaliar as ações de controle do vetor, para reduzir a incidência das doenças e seus efeitos, além de auxiliar a pesquisa relacionada às ações de vigilância, prevenção, atenção à saúde e controle da dengue, chikungunya e zika.

SOBRAL  2

Durante a solenidade o prefeito Veveu destacou a importância da participação de todos para eliminar o mosquito, afirmando que “as ações do setor público (Município, Estado e Governo Federal), são fundamentais e obrigatórias, mas insuficientes”. Segundo o prefeito, é preciso um empenho maior para não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso mobilizar toda a comunidade sobralense e da Zona Norte.

Já para a vice-governadora, Izolda Cela, Sobral é a primeira cidade do interior do Ceará que recebe essa mobilização para articular as pessoas de toda a região para que se possa ter em cada município do Ceará o compromisso de vencer a luta contra o mosquito. Para ela o comprometimento, responsabilização, definição de metas, monitoramento e compartilhamento de boas experiências para que sejam copiadas, é muito potente para o enfrentamento contra o Aedes Aegypti.

O Aedes Aegypti vive de 35 a 45 dias, alimenta-se, reproduz-se e põe ovos durante o dia. As fêmeas do mosquito picam as pessoas, pois precisam de sangue para amadurecer os ovos. É nesse momento que pode ocorrer a transmissão das doenças.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter