É saudável dar suco para os bebês?

Comportamento|Pais e filhos|Saúde


É claro que toda mãe preocupa-se com a alimentação o bem estar do seu filho. Pois são dos alimentos saudáveis que são tirados os nutrientes e vitaminas que deixaram os pequenos imunes a doenças. É determinante, para que a criança se torne um adulto saudável, que desde a infância a alimentação seja equilibrada. Mas infelizmente, por não terem um bom conhecimento sobre o assunto, muitos pais cometem alguns erros na alimentação de seus filhos e isso ocorre principalmente nos primeiros meses de vida.

Nos seis primeiros meses, o ideal é a amamentação exclusiva. Ela é completa, vem na temperatura ideal e não tem custo nenhum. Após esse período, pode-se começar a introduzir outros alimentos da dieta do bebê. Ainda é comum em muitos consultórios pediátricos a orientação do suco de frutas como uma das refeições da criança. Mas será que isso é correto?

O recomendado pelo manual de orientação do departamento de nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria é que os sucos naturais devem ser evitados até o bebê completar um ano. No entanto, a recomendação não se trata de uma proibição. De acordo com o manual, “se forem administrados, que sejam dados no copo, de preferência após as refeições principais, e não em substituição a estas, em dose máxima de 100 ml por dia, com a finalidade de melhorar a absorção do ferro presente nos alimentos como feijão e folhas verde-escuras”.

Bebê 2

É importante também ressaltar que, além disso, a fruta em forma de suco desperdiça a fibra, já que ela é descartada na preparação. Por isso, a partir do 6º mês de vida do bebê, a papa de fruta é a melhor pedida para o consumo e a medida ideal são duas papinhas por dia. Vale lembrar que elas não precisam ser adoçadas, porque a fruta já é doce.

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter