O mundo fashion também pode ser um espaço para que possamos contribuir para o meio ambiente, e é por esse motivo que o Hype traz pra você cinco marcas sustentáveis de moda para conhecer já! Elas fazem um trabalho super bacana, unindo design e sustentabilidade, e trazem um novo modelo de consumo, o consumo consciente. Mesmo porque, com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, chega um momento que temos que desacelerar um pouco, consumir menos, e melhor!
Nesse dia da árvore, nada mais legal que divulgarmos marcas sustentáveis de moda que tenham essa preocupação com o meio ambiente. Essa é uma tendência que vem crescendo no âmbito global do mercado de moda. Basicamente, é a forma de pensar na qual o bem-estar do ambiente, bem como da sociedade, é priorizado. E muitas marcas de moda estão indo nessa onda. Então vem conferir a listinha que fizemos de cinco marcas sustentáveis de moda que trazem essa proposta. Tem moda adulta, moda infantil, genderless, de acessórios, tem tudo! Vem gente!!
https://www.instagram.com/p/BYipP_knV4z/?taken-by=alagarconne
1 – À La Garçonne
A marca surgiu da união de Alexandre Herchcovitch e seu marido Fábio Souza, dono do brechó e casa de antiguidades À La Garçonne. A dupla resolveu se lançar no mundo da moda com a proposta do upcycling. Eles garimpam peças pelo mundo todo e as reinventam, por isso a maior parte delas são únicas. Além desse modelo, eles utilizam apenas o que o mercado pode oferecer de produtos. Aí você pergunta: e o que isso ajuda no bem-estar do meio ambiente? Com essa atitude, eles não promovem mais produção para poder desenvolver suas coleções, desestimulando o aceleramento do mercado têxtil e de aviamentos. Massa, não é mesmo? E olha só, eles estão arrasando viu! Tudo bem que isso não é nenhuma novidade na carreira de Herchcovitch.
https://www.instagram.com/p/BZMl2QohKIj/?taken-by=insectashoes
2 – Insecta Shoes
A Insecta Shoes é uma marca de calçados recicláveis e únicos. Os besouros, inseto que representa a marca e nome que dão aos calçados, são compostos de solados de borracha reciclada e estampa única. Todos são totalmente vegans, ou seja, não levam nada de origem animal na composição. Mas a ideia mais bacana é que eles confeccionam seus produtos a partir de peças de roupas antigas e fora de moda, garrafas pet e sobras da confecção. Dessa forma, eles evitam que roupas parem em um lixão e poluam o meio ambiente. Além de serem lindões, vem com toda essa atitude super massa!
https://www.instagram.com/p/BZR14MYA2bv/?taken-by=afinemess_sp
3 – A Fine Mess
A Fine Mess é uma marca independente de slow fashion com produção local, garantindo a valorização do mercado do país. As peças possuem processos manuais de serigrafia com estampas exclusivas. Pensam em cada etapa desde a criação, produção até a embalagem. E acreditam que dessa forma as peças vão agregando valores tornando-se únicas e especiais. Afinal de contas, você sabe quem produz a sua roupa? A marca traz forte a hashtag: #compredopequeno.
https://www.instagram.com/p/BYPJ6QlHKDJ/?taken-by=crua.design
4 – Crua
A marca trabalha com a ressignificação de materiais, trazendo matérias-primas inusitadas ou reutilizadas em seus designs, para produção dos seus acessórios, através de um olhar atento e sensível. É tudo produzido em terras brasileiras. O estúdio traz o conceito de ressignificação de materiais, transformando a visão que projetamos sobre o que é moda e design. A Crua Design valoriza a qualidade da matéria-prima e do trabalho locais, ao mesmo tempo em que se conecta globalmente dialogando com os universos da moda, design, arquitetura e artes visuais. E o tanto que são lindos gente!!
https://www.instagram.com/p/-uPFOQEQ8j/?taken-by=matiz.me
5 – Matiz
A Matiz não acredita que as cores possuam gênero e por isso não fabrica roupinhas com um única cor. Ela mistura cores nas produções e o resultado é um arco-iris de opções para as crianças. Desde as meias, aos macacões e os “tapa-fraldas”, tudo é uma brincadeira séria de policromia na Matiz. Os produtos são feitos de malha de algodão orgânico, os acessório decorativos são de pet. A mão de obra é totalmente regional e é composta por cooperativas de costureiras, gerando renda e valorização profissional para mulheres que dominam a arte da costura. Ou seja, a marca traz a união da sustentabilidade e equidade de gênero logo nos primeiros momentos da criança. Um projeto lindíssimo, não é mesmo?!
Que tal vestir literalmente a camisa da moda ecologicamente consciente se inspirando nessas marcas e conhecendo um pouquinho mais delas?!
Fotos: Reprodução.