Ecologia em pleno Festival Jazz & Blues em Guaramiranga

EcoFriendly|Sustentabilidade

Está chegando o carnaval, e para aqueles que gostam de fugir da tradicional folia e ainda de quebra, curtir aquele friozinho bom de serra, o destino para o feriadão é um so: a cidade de Guaramiranga. Isso por que lá ocorre o já tradicional Festival Jazz & Blues, que traz grandes nomes da música nacional e internacional, sempre com o melhor do jazz e do blues. Na serra, a Cidade Jazz & Blues já foi erguida e  Guaramiranga está preparada para receber os visitantes para quatro dias de festa da música.

Mas muito mais do que uma programação musical para ninguém botar defeito e um clima muito bom para curtir, o Festival Jazz e Blues também tem outra preocupação: o meio ambiente.

Festival Jazz & BluesAs ações ambientais do Festival Jazz & Blues já acontecem no comecinho da festa. Quem chegar a Guaramiranga no sábado de manhã será recebido pela Blitz Ecológica, uma ação do Festival, patrocinadores e parceiros. Das 9h ao meio-dia haverá distribuição de mudas pela SEMA – Secretaria do Meio Ambiente do Ceará e material educativo sobre os cuidados para evitar as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Mas a programação ecológica vai além disso, confiram:

Reciclar é Jazz!
Resíduos recicláveis produzidos em Guaramiranga nos quatro dias de Festival serão recolhidos com a finalidade de compensar a produção de CO2 na cidade nesse período. Esta é uma ação do Festival Jazz & Blues em parceria com a Coelce/Ecoelce e a Ultralimpo, com o apoio dos restaurantes e todos os moradores e visitantes que queiram colaborar. Para isso, basta direcionar latas de aço e alumínio, garrafas pets e vidro para os coletores de material reciclável. O bônus gerado por essa ação será repassado pela Coelce para a Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – AGUA, que desenvolve atividades culturais na cidade. É o Festival Jazz & Blues no ritmo da sustentabilidade e em harmonia com a natureza!

Escalada da Indaiá
A Indaiá também está focada na preservação do meio ambiente e levará para a Praça da Prefeitura uma ação divertida de conscientização: uma parede de escalada, cujo acesso é mediante a entrega de garrafas e copos plásticos da Indaiá para reciclagem. Uma parte do material arrecadado será para a campanha de compensação de carbono e outra para a Oficina de Brinquedos com material reciclável que será realizada pela Grupo Garajal na Cidade Jazz & Blues, pela manhã.

Festival Jazz & Blues3

Periquito Cara-Suja
A Aquasis, que há mais de 20 anos atua na conservação de espécies da fauna cearense ameaçadas de extinção, também tem o apoio do Festival Jazz & Blues na divulgação do projeto “Periquito Cara-Suja”, pela preservação desta espécie que vive exclusivamente no Ceará e está ameaçada de extinção. O Festival convida o público a conhecer o Centro de Visitantes Periquito Cara-Suja, em Guaramiranga, onde os interessados podem se inscrever para participar de trilhas e oficinas de observação de aves, entre elas, a que dá nome ao local.

Arca de Noé
Outro projeto relacionado ao meio-ambiente é o Arca de Noé, no qual a Coelce e a Aquasis se uniram em prol da conservação do soldadinho-do-araripe, periquito cara-suja, peixe-boi-marinho e maçarico-do-papo-vermelho. O projeto tem o objetivo de conseguir apoiadores, que façam doações de qualquer valor através de suas contas de energia. Os recursos arrecadados pela Coelce serão repassados integralmente para a Aquasis, e serão utilizados em prol da conservação dessas espécies ameaçadas.

Serviço
Festival Jazz & Blues
De 6 a 9 de fevereiro em Guaramiranga
De 11 a 13 em Fortaleza
Site Oficial: www.jazzeblues.com.br
Instagram: festivaljazzeblues
Tel. (85)3262.7230

Imagens: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter