Ed Gein: conheça o terrível assassino que colecionava partes de suas vítimas

Streaming
Monstro ed gein

A Netflix vem provando a cada dia que o gênero true crime está longe de morrer. E a prova disso é que após o sucesso das duas primeiras temporadas de Monstros, contando o caso de Dahmer e dos irmãos Menendez, o serviço de assinatura acabou lançar uma terceira temporada ainda mais impactante Agora, contando a história de Ed Gein. Prontos para conhecer o terrível psicopata que guardava vulvas, narizes e outras partes de suas vítimas em caixas e potes em casa?

Ed Gein foi um psicopata americano, nascido em 27 de agosto de 1906, em La Crosse, Wisconsin. Ainda hoje, ele é mais conhecido por seus crimes macabros que ocorreram na década de 1950. Dentre eles, há coisas chocantes como o desmembramento de corpos e a confecção de móveis e objetos a partir de partes humanas. Tanto que ele ficou conhecido como o Açougueiro de Plainfield.

Vale ressaltar que Gein vinha de uma família disfuncional, sendo filho de uma mãe extremamente religiosa e rígida, e um pai alcoólatra e violento. Em 1940, o pai de Ed morreu devido ao alcoolismo. Logo em seguida, o irmão de Ed faleceu em um incêndio — apesar de muitos associarem à morte dele ao próprio Ed. Por fim, em 1945, a mãe, uma das principais obsessões dele, faleceu após ter sucessivos derrames. Não se sabe ao certo quando Gein começou a cometer seus crimes, mas o serial killer foi parar atrás das grades em 1957, após a descoberta de evidências perturbadoras em sua casa, incluindo partes de corpos humanos.

Os crimes de Ed Gein

Como desde a infância Gein trabalhava em uma fazenda, ele tinha grandes habilidades de caça, além de saber empalhar animais e curtir o couro. Um de seus primeiros crimes mais notórios foi a confecção de um macacão inteiramente feito com pele de mulheres. Para isso, ele não apenas invadiu o cemitério para roubar os corpos — incluindo o de sua mãe — como também matou duas mulheres.

Ed Gein
Artigos da “coleção” de Ed Gein com lembranças dos crimes cometidos

Além disso, a polícia encontrou na casa de Ed Gein vários “objetos decorativos” feitos a partir de pedaços das vítimas do psicopata. Os assentos das cadeiras e parte do sofá eram revestidos em pele humana, crânios foram feitos de abajur e também tigelas. Mas dentre os artefatos assombrosos, alguns dos itens mais bizarros foi uma caixa com várias vulvas dentro, além de um pote só com narizes.

No entanto, ele só foi preso após assassinar Bernice Worden, mãe do xerife da cidade em que Ed Gein morava. Bernice era dona de uma loja de ferragens e, após seu desaparecimento, a polícia encontrou um recibo no nome de Gein. Ao visitar a fazenda na qual ele morava, eles não só encontraram o corpo de Bernice como os demais artigos que confirmavam que Ed era um criminoso. Muito embora Gein tenha confessado a autoria de apenas dois assassinatos, estima-se que o número de vítimas seja bem maior.

A história de Ed Gein estreia na Netflix

Após o sucesso da produção sobre os irmãos Menendez, a Netflix já havia confirmado que a terceira temporada de sua série antológica Monstros, seria focada na história de Ed Gein. Criada por Ryan Murphy e Ian Brennan, a série documental já abordou também o caso de Jeffrey Dahmer. Na temporada Monstro: A História Ed Gein, Charlie Hunnam (de Sons of Anarchy) interpreta o psicopata, com Laurie Metcalf como sua mãe Augusta, Tom Hollander como Alfred Hitchcock e Addison Rae como Evelyn Hartley.

A produção explora não apenas os crimes macabros de Gein, mas também sua influência na cultura pop, incluindo a inspiração para personagens como Norman Bates, de Psicose. Segundo a sinopse oficial:

Assassino em série. Ladrão de túmulos. Psicopata. Nos campos congelados da zona rural de Wisconsin na década de 1950, um recluso simpático e gentil chamado Eddie Gein vivia tranquilamente em uma fazenda decadente – escondendo uma casa de horrores tão macabros que redefiniriam o pesadelo americano. Motivado pelo isolamento, pela psicose e por uma obsessão avassaladora pela mãe, os crimes perversos de Gein deram origem a um novo tipo de monstro que assombraria Hollywood por décadas. De Psicose a O Massacre da Serra Elétrica e O Silêncio dos Inocentes, o legado macabro de Gein deu origem a monstros fictícios nascidos à sua imagem e acendeu uma obsessão cultural pelos criminosos desviantes. Ed Gein não influenciou apenas um gênero — ele se tornou o modelo para o terror moderno.

Monstro ed gein

Monstro: A História de Ed Gein já está disponível na plataforma, e tem conquistado não somente o público, como também a crítica. Você já conferiu?

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter