Com 162 bailarinos, de 8 a 21 anos, Paideia promete emocionar o público durante os 40 minutos de um espetáculo de dança, cores e sons
A educação é, sem dúvidas, um dos mais importantes atributos de um povo. Para os gregos antigos, o conceito de educação alcança o estatuto de questão filosófica, consequentemente transforma-se em uma questão de método: como educar. Esse processo de educação se chamava Paideia, que dá nome ao novo espetáculo do Grupo de Dança Edisca, que será apresentado a partir desta quinta-feira (9) e segue até domingo (12) de Maio, no Theatro José de Alencar.
“A Edisca, desde a sua criação, percebe a potência pedagógica que a arte constitui. Oferecendo por meio dos processos de fruição, aprendizagem de conceitos e técnicas, criação e composição artísticas uma educação dos sentidos. Esses níveis de interação com a arte estimulam o educando a transportar para as questões da escola formal e da vida cotidiana os métodos para compreender, imaginar e construir conhecimentos e novas realidades”, explica a diretora geral do espetáculo e presidente da Edisca, Dora Andrade.
A construção deste espetáculo conta com o apoio do Governo Federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura e Governo Estadual através do IV Edital Mecenas, e conta também com o patrocínio da OI, Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDES, Cagece, Banco do Nordeste – BNB, Apiguana, Casa Pio, Newland, Naturágua, Acal e Mito.
Paideia – A Criação das Crianças
O espetáculo de dança, Paideia, tem inspiração na cultura grega antiga no que concerne ao conceito filosófico da educação: do corpo, do intelecto, da emoção e do espírito. É uma metáfora em ato – ação e representação. É metalinguagem – dança como narrativa de si própria, antevendo o processo educativo intrínseco que sustenta os corpos em movimento e expressão. É criação de um Ethos – a cultura dos povos que aprenderam a transcender através da dança. É a estética sensibilizando e construindo um corpo ético, corpo esse que reintegra a razão ao coração.
Serviço:
Espetáculo Edisca no Theatro José de Alencar
Espetáculo Paideia – A criação das Crianças
Local: Theatro José de Alencar
Data: de 9 a 12 de Maio (Dia 09, às 20h; dias 11 e 12, às 18h e 20h)
Ingressos: R$ 20 inteira e R$ 10 meia.
Fotos: Reprodução