Se você inscreveu algum projeto para o processo de funcionamento e ocupação artística do Teatro Carlos Câmara, fique atento! A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), divulgou no site da instituição o resultado final do Edital de Ocupação Artística e Cultural do equipamento. Com investimento de R$ 400 mil do Governo do Estado, a entidade selecionada trabalhará com a Secult para diversificar a oferta de produtos, serviços e atividades artístico-culturais cearenses nos espaços e na programação do Teatro, dinamizando e qualificando ainda mais o funcionamento e a agenda junto aos artistas, grupos, organizações culturais e espectadores, compartilhando com a sociedade o processo de curadoria e funcionamento do teatro.
Por meio de ações que colaborarem com o desenvolvimento do circuito turístico-cultural da cidade de Fortaleza, além de atividades que envolvam e beneficiem as comunidades do entorno, a partir da oferta de espetáculos, a ocupação artística do Teatro Carlos Câmara também tem o objetivo de contribuir com as políticas de requalificação do Centro de Fortaleza. O edital, dessa forma, possui como finalidade promover a formação de público, incentivar a sustentabilidade de artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais de Fortaleza e regiões do Estado, consolidando o teatro como espaço de referência para experimentação artística no âmbito da cultura local.
A proposta de ocupação selecionada será realizada já a partir do mês de setembro deste ano, até março de 2017, onde poderá contemplar múltiplas linguagens artísticas e distintas manifestações populares e culturais, todas em sintonia com a política cultural do Estado. O Edital de Ocupação foi lançado após debate com representantes dos fóruns de linguagens e após consulta pública à comunidade, realizada no último dia 5 de julho, com participação do diretor do Teatro, Fernando Piancó, do ator e dramaturgo Ricardo Guilherme e do secretário da Cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piúba.
Fotos: Reprodução