Atualmente, apenas 7% da Mata Atlântica ainda existe no Brasil. Aqui no Ceará, é possível encontrar esse ecossistema em alguns trechos da faixa litorânea, assim como na Chapada do Araripe, no Cariri. E é justamente para sensibilizar sobre a importância e cuidados com esse bioma, que até o próximo dia 15 de Julho, diversas atividades acontecem na capital cearense como parte do projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”.
O projeto, que envolve dois caminhões adaptados para atividades de educação ambiental, realiza jogos, músicas, vídeos e oficinas, trazendo uma mostra itinerante que pode ser visitada na Avenida Barão de Studart, esquina com Av. Beira Mar, no Meireles. O público poderá visitar também a exposição “Nosso verde também depende do azul” e se informar sobre a importância dos mares e sua relação com a Mata Atlântica.
Patrícia Ferreti, educadora ambiental da ONG, ressaltou a importância desse bioma para a vida do povo fortalezense. “As pessoas têm que entender que elas vivem dentro da Mata Atlântica. Tudo o que fazemos, interfere nesse bioma”, explica. O projeto é uma realização da Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Fortaleza.
Foto: Reprodução