Cartografia do Audiovisual Cearense

Cultura|Livros

mapeamento-audiovisual-cearense

Tente imaginar um ‘mapa’ do cinema cearense, imaginou? Se você é apaixonado por audiovisual já pode conferir a “Cartografia do Audiovisual Cearense“, a publicação é  mais do que um mapa, pois inclui análises e aspectos sociais relacionados à produção audiovisual do ceará. A pesquisa coordenada pelo cineasta Luiz Bizerril foi lançada no final do ano passado, e além do e-book (formato digital), pode ser lida também em uma bem elaborada edição impressa.

Bizerril, assistente de direção em “Linz – Quando todos os acidentes acontecem”, ressalta que a pesquisa pode não só ajudar e estimular profissionais do setor como também embasar iniciativas governamentais. “Cartografia remete às antigas cartas, aos mapas que orientavam as pessoas em seus caminhos pelo território brasileiro durante as capitanias hereditárias, e esse é um trabalho que orienta os agentes ligados ao audiovisual, sejam individuais, sejam grupos ou o próprio poder público”, explica.

A publicação é dividida em quatro tópicos: Histórico; Pesquisa; Levantamento de dados; e Análise e Contextualização dos dados. O trabalho faz parte do programa de fomento ao audiovisual desenvolvido pelo Governo do Estado do Ceará denominado Imagens do Ceará. A realização é uma parceria entre a Secult, Agência Nacional do Cinema, Universidade Federal do Ceará e Banco do Nordeste do Brasil.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter