Comer tâmaras aumenta as chances de parto normal, diz estudo

Comportamento|Saúde

Que tal aumentar as chances de ter um parto normal, sem cortes, sem cicatrizes e, principalmente, sem complicações? Então a dica é comer tâmaras! Um estudo publicado no jornal norte americano Obstetrícia e ginecologia, sugere o consumo da fruta para quem não deseja passar por uma cesariana.

O estudo revelou que as mães que comiam tâmaras diariamente (em um número de seis frutas) apresentavam mais dilatação quando chegavam à maternidade e com isso reduzia chances de ter o parto induzido por meio de medicamentos.  Os pesquisadores acreditam que a fruta seca, rica em fibras, cálcio e potássio, imita o efeito de um hormônio chamado oitocina – que favorece as contrações e que em certos casos pode até acelerar o trabalho de parto!

Os benefício são grandes, não é mesmo? Mas se você não encontra a fruta onde mora ou mesmo não gosta de tâmaras é possível fazer a substituição por outras frutas secas, que tem propriedades bastante parecidas, como uva-passa, figo, ameixa ou damasco, de acordo com  com a nutricionista Bruna Pentrugaro, do Comer e viver Consultoria nutricional.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter