Evite inflamações ao fazer a barba

Comportamento

Quem faz a barba diariamente sabe que existe um problema que incomoda muito: a famosa folicutite, mais conhecida como “pelo encravado”,  um verdadeiro pesadelo para qualquer homem. Este tipo de inflamação é mais comum do que se pensa e pode ocorrer não só no rosto como em qualquer lugar da pele. Geralmente é ocasionada por certos vírus, fungos e bactérias. “Porém, a que mais acomete os homens é a chamada foliculite mecânica, causada por maus hábitos na hora de barbear”, explica a dermatologista Carolina Marçon, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“Passar a lâmina no sentido inverso ao crescimento dos pelos, é um hábito muito comum entre os homens, parece ser bom em um primeiro momento, mas essa manobra faz com que os pelos penetrem por baixo da pele antes de serem cortados, favorecendo o aparecimento da foliculite”, alerta a médica.

O recomendado na hora de fazer a barba é passar a lâmina no sentido do crescimento dos pelos. Além disso, é sempre bom usar uma lâmina de barbear nova, pois ajuda a irritar menos a pele. “É muito importante prestar atenção na lâmina de barbear, pois se ela estiver gasta, pode ferir a sua pele e provocar cortes. Recomenda-se trocar as lâminas após usar por no máximo cinco vezes”, afirma a dermatologista.

A médica afirma que a melhor hora de fazer a barba é logo depois do banho. “A pele está mais macia e hidratada, levando à diminuição dos riscos de ferimentos. Além disso, os poros ficam mais dilatados e os pelos mais maleáveis, minimizando-se os traumas à cútis durante o barbear”, explica. A dica é também lavar bem o rosto, logo depois do barbear, pois fecha os vasinhos e evita sangramentos.

E para quem quer um barbear perfeito, a dica é usar loção pós-barba. “Esses produtos possuem propriedades anti-inflamatórias, antisépticas, adstringentes e hidratantes, podendo ser úteis para cada tipo específico de pele. Deve-se evitar as loções com álcool, pois as mesmas podem irritar e provocar ressecamento e ardor após o barbear”, ensina a dermatologista.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter