Exposição reúne xilogravuras no Crato

Agenda Cultural|Cultura

A xilogravura é uma arte de múltiplas linguagens e de caráter universalista. Assim é o trabalho regional impresso no “O Fio da Xilo”, exposição aberta na Galeria do Sesc, em Crato, que vai até o dia 31 de Julho.  Com o trabalho especial também surgiram os stickers – adesivos usados nos espaços urbanos – com imagens de xilogravuras estilizadas.

Os recursos  apresentados durante a mostra promovem um diálogo permanente com o público, e apresentam a arte centenária de forma dinâmica, dentro de um processo de mutação e entendimento, a partir de uma linguagem da modernidade do que representa esse material. Segundo os integrantes da Xicra, os artistas plásticos e xilogravuristas, Franklin Lacerda, Adriano Brito e Carlos Henrique Soares, a proposta é trabalhar com a xilogravura e o cordel, por meio de uma visão ampliada de trabalho, sem conter o desenrolar das atividades.

As artes expostas são resultados das oficinas de “xilo sticker” e “cordel sticker”, ministradas durante o mês de Março. As criações trazem como matéria-prima o cordel e a umburana – madeira utilizada para as xilogravuras das capas de cordéis e esculturas. O projeto tem por objetivo despertar nos jovens o interesse por xilogravura. Após as oficinas, são realizados encontros com os participantes para produção e estudo sobre o tema, além da exposição das criações.

 

Serviço:

Exposição “O Fio da Xilo”
Local: Galeria do SESC Juazeiro – Rua da Matriz, 227.
Período: Até 31/7,  8h às 21h.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter