Pés ventilados no verão!
26 de outubro de 2012
Cena de sexo com Kristen Stewart foi ‘ridícula’, diz Robert Pattinson
26 de outubro de 2012

O Projeto Portinari traz à Fortaleza a primeira exposição de obras originais de Candido Portinari. A mostra é composta por cerca de 50 estudos originais – documentos históricos, cartas, jornais da época e fotografias – sobre as obras “Guerra e Paz”, uma das mais emblemáticas do pintor brasileiro. A exposição A mostra fica aberta ao público nesta sexta-feira (26) e segue até 20 de Janeiro de 2013, na Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Os estudos originais preparatórios para os painéis “Guerra e Paz” contam a trajetória de criação das obras monumentais doadas pelo Brasil para a sede das Nações Unidas, em Nova York, em 1956. A exposição também conta com conteúdo audiovisual, o Carroussel Raisonnè: uma imagem da diversidade e criatividade de Portinari, como o próprio pintor nunca viu. Um sistema de projeções com inovadora tecnologia oferece a visão de conjunto da obra completa do pintor, mais de 5 mil obras, em ordem cronológica, durante nove horas de projeção.

Os painéis “Guerra e Paz” foram os dois últimos e maiores trabalhos de Portinari, feitos entre 1952 e 1956. Dag Hammarskjold, secretário-geral da ONU à época, afirmou ser aquela “a mais importante obra de arte monumental” doada à organização. “Guerra” e “Paz” estão localizados no hall de entrada da Assembleia Geral, mas de acesso restrito aos delegados das Nações, os murais não podem ser vistos por motivos de segurança.

 

Serviço:

Guerra e Paz no Espaço Cultural Unifor
Aberta ao público de 26 de outubro de 2012 a 20 de Janeiro de 2013
A visitação ao Espaço Cultural UNIFOR é gratuita.
De terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h
O público também pode agendar exposições guiadas através do Projeto Arte-Educação, que atende crianças e adolescentes pertencentes à rede pública e privada de ensino.
Contato: (85) 3477-3319.

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *