A primeira transa é um momento muito especial na vida e para muitos jovens marca um divisor de águas entre a vida adolescente e o início de uma vida adulta. Mas a idade na qual se inicia a vida sexual pode indicar ainda mais. Um estudo publicado na revista Psychological Science, feito pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, relaciona a idade da iniciação sexual ao comportamento afetivo das pessoas na fase adulta. A psicóloga Paige Harde observou que a primeira relação sexual pode prever muitos dos resultados românticos futuros como, por exemplo: se a pessoa vai casar ou apenas morar com seu parceiro, satisfação ou não dos relacionamentos na vida, adulta entre outros fatores.
Para chegar a esse resultado, a psicóloga acompanhou cerca de 1700 irmãos do mesmo sexo, dos 16 aos 29 anos. Cada irmão foi classificado de acordo com a idade que teve a primeira transa. A transa foi divida em três fases: precoce (antes dos 15 anos), no momento (entre 15 e 19) e tardia quando passou dos 19 anos.
O estudo mostrou que a iniciação tardia foi claramente associada aos que tinham mais escolaridade e maior renda familiar na idade adulta, se comparando aos outros dois grupos. Também foi considerada a uma menor propensão a se casar e a ter menos parceiros românticos. Entre os casados, começar a ter uma relação sexual tardia foi associado a níveis mais baixos de insatisfação.
Fotos: Reprodução