“Olhares ao Sentir”, no Moana Gastronomia e Arte

Agenda Cultural|Arte|Cultura

Nesta terça-feira (17), o  Moana Gastronomia & Arte abre suas portas para o vernissage de mais uma exposição. A mostra, que recebe o nome de  “Olhares ao Sentir”,  irá reunir seis dentre os grandes nomes das artes plásticas do Ceará: Descartes Gadelha, Antunys, Vlamir de Sousa, Zediolavo, B. Mello e Murilo Teixeira. A exposição será composta por cerca de 36 obras dos artistas, utilizando as técnicas óleo sobre tela e acrílico sobre tela, e irá mostrar porque o estilo da pintura produzida no Ceará é considerado único em todo o mundo.

Entre pintores Acadêmicos e seguidores do estilo Naïf, “Olhares ao Sentir” promete revelar as diferentes nuances e olhares sobre um mesmo objeto: o Ceará. Nascidos em épocas e com histórias de vidas bem diferentes, os artistas estão conectados por um elo bastante forte, ainda que impalpável: a missão de retratar a alma do Estado, mostrando suas diferentes paisagens, a religiosidade, os costumes, a natureza – com sua fauna e flora características –, a arquitetura e, especialmente, sua gente, num verdadeiro resgate da herança pictórica cearense.

Saiba um pouco mais sobre os artistas que irão expor em “Olhares ao Sentir”!

Descartes Gadelha – desenhista, pintor, escultor e gravador, com sua linguagem expressionista Descartes Gadelha é um estudioso da figura do cearense, retratando em sua obra a cultura, a religiosidade e os problemas sociais comuns ao Ceará e, consequentemente, ao Nordeste.

Antunys – natural de Solonópole-CE, Antunys é um pesquisador dos diferentes biomas e animais da região jaguaribana e usa essa referência interiorana como inspiração para a sua obra, acentuadamente Naïf, e que mostra claramente a riqueza da caatinga do nosso Estado.

Vlamir de Sousa – descendente de uma família de artistas, Vlamir é desenhista, pintor, escultor e restaurador. Paisagista por excelência, o artista dedica sua obra às paisagens bucólicas do Ceará, retratadas de forma fidedigna e que permitem ao observador se transportar à realidade por ele mostrada.

Zediolavo – Autodidata, Zediolavo começou a expor em 1966, sempre mostrando em cores vívidas e curvas impressionistas alguns recortes da vida do sertanejo cearense, com suas brincadeiras, religiosidade e costumes.

B. Mello – exímio retratista, B. Melo irá apresentar trabalhos inéditos mostrando de forma fiel paisagens litorâneas e do sertão cearenses. O artista afirma que sua obra é um “retrato ao vivo” das paisagens, onde o objeto retrato é facilmente reconhecível.

Murilo Teixeira – é um dos raros pintores remanescentes da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (Scap) e um dos pioneiros no Estado da tradição paisagística, onde retrata de maneira fidedigna e impressionista a paisagem e as pessoas que observa atentamente, especialmente no litoral cearense.

Serviço


Moana Gastronomia & Arte
Avenida Beira Mar, 4260 – no Golden Flat Fortaleza
Mais informações: (85) 3263.4887
* Restaurante (almoço e jantar a la carte). Funciona das 12h às 1h.
* Galeria (visitação sem consumo). Funciona das 9h às 11h e das 14h às 19h. Entrada grátis.

Inscreva-se na nossa newsletter