O projeto Concertos do Nordeste, apoiado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste, selecionou 17 grupos de música erudita que se encarregarão de levar seus trabalhos para Juazeiro do Norte, Crato, Fortaleza, aqui no Ceará e Cajazeiras e Sousa na Paraíba. Catorze outros artistas que têm, nas raízes culturais nordestinas, a sua principal fonte de inspiração, também foram selecionados para completar a programação de 31 apresentações que acontecerão nos dias 22 e 23 de Fevereiro e 1º e 2 de Março.
O palco das apresentações em Juazeiro do Norte, Ceará, e Sousa, na Paraíba, será o Centro Cultural Banco do Nordeste. Em Fortaleza, os shows ocorrerão no Theatro José de Alencar. As do Crato, no Centro Cultural do Araripe e em Cajazeiras, na Praça Dom Adauto.Artistas do Ceará, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão estão entre os escolhidos, entre eles: o grupo Syntagma e a Orquestra Eleazar de Carvalho.
Para Tibico Brasil, gerente de Ambiente e Gestão de Cultura do Banco do Nordeste, são muitas as cidades Nordestinas que possuem orquestra sinfônica e escola de música. “A música erudita, no entanto, dispõe de um público muito pequeno enquanto os grupos tradicionais quase nunca se encontram. Esta, portanto, é uma grande oportunidade de se encontrar, inclusive nas oficinas e painéis sobre música erudita e popular que serão ministradas em todas as cidades participantes”, diz.
Informações: (85) 3262-5011.
Foto: Reprodução