O que seu filho vê na TV?

Comportamento

No intuito de ganhar a audiência do público infantil, os canais abertos e fechados da TV brasileira estão buscando se reinventar. Mas qual será o impacto desse conteúdo para a formação da garotada?

A Rede Globo de Televisão surpreendeu ao suspender, em 25 de Junho, a programação infantil diária que mantinha desde o início da sua transmissão. A TV Globinho saiu do ar para dar lugar ao Encontro com Fátima Bernardes. No entanto, o que era um dos programas mais aguardados dos últimos tempos, acabou perdendo em audiência para os desenhos animados do SBT – apresentado pelos palhacinhos Patati Patata – na mesma faixa de horário!

No começo de 2012, o diretor-geral da Rede Globo, Octávio Florisbal, disse que os programas infantis, além de não darem mais audiência, não geram publicidade. “No resto do mundo, canais abertos já não investem mais em produções infantis, deixando esse nicho para os canais pagos”, afirmou. Foi justamente o que fez a maior emissora nacional. A Rede Globo criou um canal fechado especialmente desenvolvido para a criançada, a TV Gloob, o que aconteceu pouco antes da suspensão da TV Globinho – que agora é apresentada apenas nas manhãs de sábados.

Não é novidade nenhuma que os canais de TV por assinatura têm ganhado cada vez mais espaço. Só aqui no Ceará, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de assinaturas de TV a cabo cresceu 45% em 2011. Em 2012 o crescimento promete ser ainda maior com entradas de novos concorrentes no mercado.

Dizer que as crianças não dão audiência é, no mínimo, uma utopia. No mês de Maio, o SBT lançou a nova versão nacional da novelinha mexicana Carrossel – que ganhou até do Jornal Nacional quando foi ao ar em 1991 – e acabou provando que o público infantil dá ibope sim e continua gostando de TV. Nos dois primeiros dias da novelinha, a audiência do SBT praticamente triplicou.

Os números positivos e a saída da Rede Globo – desse universo televisivo infantil – provocaram uma movimentação interessante entre as emissoras concorrentes. O SBT planeja relançar o Programa do Bozo, já no próximo semestre, ampliando ainda mais sua grade infantil que já ocupa a manhã toda e a faixa nobre!

A band também pretende investir mais na grade infantil. A emissora deve lançar uma nova produção, o Conversa de Gente Grande, comandada por Marcelo Tas, com estreia programada para o dia 15 de Julho. O novo programa infantil será feito só por crianças, uma atração para toda a família que deve abordar diversos temas.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter