Os perigos do sedentarismo

Comportamento

Uma notícia publicada na última quarta (18), no The Lancet, revelou o que muita gente já suspeitava: o sedentarismo pode ser tão prejudicial quanto o tabagismo! Os pesquisadores envolvidos no estudo descobriram que 10% das mortes no mundo são causadas por falta de atividade física. Para se ter ideia, em 2008 o sedentarismo contribuiu para a morte de cerca de 5,3 milhões de pessoas.

Para a equipe de pesquisadores, coordenada por I-Min Lee, da Universidade de Harvard – nos Estados Unidos – o sedentarismo é constatado em pessoas que não praticam pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana. Eles analisaram dados oficiais de 2008 e a partir daí chegaram a uma estimativa de quantas pessoas morreram por conta de doenças que poderiam ser evitadas se houvesse o mínimo de atividade física.

Os pesquisadores acabaram descobrindo que o sedentarismo é responsável por 10% dos casos de câncer de mama e cólon, 7% de diabetes tipo 2 e 6% dos casos de doença cardíaca. Já o cigarro é responsável por cerca de 5 milhões de óbitos no mundo inteiro. Ainda de acordo com a pesquisa, se o sedentarismo fosse eliminado, a expectativa de vida da população mundial aumentaria em até 0,7 anos.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter