A educação é um direito de todos os cidadãos brasileiros. Mais do que uma exigência contemporânea ligada aos processos produtivos de inserção profissional, ela responde a valores da cidadania social e política, que possibilitam uma consciência coletiva dos direitos e deveres de cada indivíduo perante a sociedade. O quê, por consequência, resulta no crescimento sustentável de uma cidade, município e país em desenvolvimento.
Ao falar de educação é importante ressaltar que o processo pelo qual um indivíduo percorre até a alfabetização vai muito além da habilidade de ler e escrever. A ação alfabetizadora deve ser desenvolvida contemplando uma formação cidadã, cultural e crítica. O direito à educação também se refere à participação democrática e a possibilidade de reflexão sobre suas escolhas e oportunidades.
Há algum tempo, o estado do Ceará vem obtendo destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e foi com base nos dados da Prova Brasil e do Censo Escolar – que identificou 18 escolas no Ceará, sendo 11 de Sobral com excelência no aprendizado – que a Revista Superinteressante escolheu Sobral para realizar a produção de um documentário e reportagem sobre os municípios que são exemplos de educação de excelência para o Brasil.
A matéria da Revista Superinteressante deve ser publicada em novembro, como base de nos dados utilizados pela pesquisa ‘Excelência com Equidade’, elaborada pela Fundação Lemann e Itaú BBA. O objetivo do estudo é investigar as características comuns e as lições que podemos aprender com escolas que, mesmo em condições adversas, conseguem garantir o aprendizado de todos os alunos.
As gravações ocorreram nos dias 24 e 25 de setembro. Foram entrevistados o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, além do diretor, coordenador, professores, pais e alunos da Escola Gerardo Rodrigues, para evidenciar as estratégias adotadas por Sobral, que fazem com que todas as crianças tenham sucesso no processo de aprendizagem.
Fotos: Reprodução.