Quer começar uma faculdade ou curso técnico mas está com as contas apertadas? Corre aqui que essa matéria é para você! Confira aqui, a lista que o Pátio Hype preparou com 4 programas estudantis que vão te ajudar a alcançar o tão sonhado ensino superior.
Antes de mais nada, não é novidade que o mercado de trabalho vem ficando cada vez mais competitivo e saturado, não é mesmo? Além dessas adversidades, existe ainda a barreira financeira para muitos brasileiros. No entanto, no Brasil, existem hoje alguns programas educacionais que podem dar uma mão amiga para quem precisa. Dá só uma olhada.
1 – PRONATEC
Em primeiro lugar, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego tem como meta expandir, democratizar e interiorizar a disponibilização de cursos profissionais de nível médio, de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores e de cursos técnicos.
Além disso, o programa aceita qualquer cidadão com ensino médio completo. Vale lembrar, que em casos de mais de um candidato por vaga, na concorrência, o programa dá prioridade para estudantes da rede pública e para bolsistas da rede privada.
2 – Educa mais Brasil
Em segundo lugar, o programa de iniciativa privada Educa Mais Brasil vêm ajudando muita gente ao oferecer bolsas de estudo de até 50% para estudantes que almejam ingressar em colégios e instituições privadas. O projeto educacional já ajuda mais de 200 mil brasileiros e todos os anos mais de 120 mil bolsas de estudo são ofertadas. Incrível não é?
Normalmente destinadas para pessoas de baixa renda, as bolsas são ofertadas para o ensino básico, graduação e pós graduação. Vale lembrar que o processo seletivo é rigoroso e ajuda quem realmente está precisando. Portanto nada de querer pegar a vaga do amiguinho se você tem condições, combinado?
3 – FIES
Visando estudantes que não possuem condições de bancar os custos do ensino superior, o FIES arca com os custas da formação de alunos regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES) não gratuitas, que estão cadastradas no Programa. Para receber a ajuda de custo, o estudante não pode estar inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC), nem já ter sido beneficiado pelo FIES.
Além disso, as instituições devem possuir avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Sendo assim, as instituições que buscam vagas para o programa devem ter conceito maior ou a igual a 3 na edição mais atualizada do ENADE.
4 – SISU
Por fim, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa federal que começou em 2010, selecionando estudantes para ingressarem em instituições federais de ensino superior. Ah! o SISU acontece duas vezes por ano e por isso, é preciso se atentar as datas!
Ainda nesse sentido, é imprescindível que o aluno tenha feito o ENEM e não tenha zerado na redação. Isso porque,as bolsas são ofertadas a partir do desempenho do estudante no exame.
E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e comente aqui embaixo qual programa mais chamou sua atenção. Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa.