Dentro de sala de aula acontecem diversas situações que demandam uma certa habilidade do professor para conduzi-las de forma correta, tais como: promover o respeito, tolerância e solidariedade entre as possíveis diferenças que possam existir dentro da sala e evitar atritos e condutas erradas – que quando não consertadas podem trazer impactos negativos no comportamento do aluno como cidadão.
Desse modo, oferecer aos educadores oportunidades para que os seus saberes e emoções incidam sobre o ofício de educar é fundamental. E é exatamente esse o objetivo do programa “Olhares – O Ofício de Educar”, promovido pela Prefeitura de Sobral. Em sua décima edição, uma das principais atrações do evento é presença do professor, escritor e jornalista Fabrício Carpinejar, autor de mais de trinta obras na literatura.
A iniciativa visa incentivar a promoção e valorização do magistério, por meio de atividades de atualização e troca de experiências. Tudo isso através de uma conversa informal com os educadores de Sobral, pessoas reconhecidas em seus ofícios nas mais diversas áreas, que detém saberes e experiências enriquecedoras e estimulantes – tanto profissionais quanto de vida.
Coordenado pela Secretaria de Educação do Município e pela Escola de Formação Permanente do Magistério (Esfapem), o Olhares iniciou as atividades desta décima edição em junho com o Encontro com o Escritor Celso Sisto e já promoveu seis oficinas pedagógicas nas áreas de musicalização, construção de blogs educacionais, artes visuais, fotografia, arte circense e informática educativa.
Encerrando a programação do Olhares, será realizado o Encontro de Educadores, de 20 a 22 de outubro, com palestras, debates, oficinas e mesas redondas.
O Mestre do Ofício será realizado na próxima quinta-feira (22), no Centro de Convenções de Sobral, às 19 horas, reunindo professores, coordenadores pedagógicos, diretores e profissionais da Rede Municipal de Educação ligados ao ofício de educar.
Com excesso de responsabilidades e atribuições, os professores contemporâneos lidam com o desafio de formar pessoas e profissionais. O ensino hoje não mais educa para apenas passar no vestibular e entrar em uma universidade, com aquele conteúdo programado para os alunos. Por isso, um evento busca valorizar pessoas e fazeres, como é o Olhares, está de parabéns, não é mesmo?
Fotos: Reprodução.