A representatividade feminina na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará conquistou um crescimento importante com a eleição de nove mulheres nas últimas eleições. Com isso, a partir de 2023, o Legislativo contará com a maior bancada feminina de sua história.
O número aponta para um aumento de 80% quando comparado com a atual legislatura, que conta com cinco parlamentares. No entanto, do total das 46 cadeiras da Alece, as mulheres ocuparão somente 19,5%.
A partir de fevereiro de 2023, a bancada feminina contará com as seguintes figuras femininas: Dra. Silvana (PL), Marta Gonçalves (PL), Gabriella Aguiar (PSD), Lia Gomes (PDT), Luana Ribeiro (Cidadania), Jô Farias (PT), Juliana Lucena (PT), Larissa Gaspar (PT) e Emilia Pessoa (PSDB).
O aumento da participação feminina nas bancadas do Legislativo também aconteceu na Câmara dos Deputados, que, a partir de 2023, terá 91 deputadas federais. O número representa um aumento de 18% com relação à bancada atual, composta por 77 deputadas eleitas em 2018.
Fotos: Reprodução / Fonte: Alece
Pátio Hype