Em greve, professores da rede estadual fazem campanha de doação de sangue

Acontece|Atualidades|Ceará

Reivindicando reajuste de 12,67%, além da convocação dos professores reclassificados no concurso de 2013, efetivação dos direitos de estabilidade, implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e ampliação definitiva da carga horária, os professores da rede estadual de ensino estão em greve desde o dia 20 de abril.

Pretendendo conscientizar a sociedade das reivindicações da paralisação, a categoria realiza campanha de doação de sangue. O ato “Sou professor, dou meu sangue pela educação” acontece na próxima sexta-feira (6), no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), a partir das nove horas.

Uma das organizadoras do ato, a professora Roberta Maia, acredita que esta é uma oportunidade de desvincular a imagem negativa que a greve pode gerar. “Queremos também esclarecer a população quais são as pautas da nossa greve, por isso vamos fazer panfletagem. Queremos mostrar que não é só a pauta do reajuste salarial. É por outras lutas, inclusive, que as escolas estão sendo ocupadas por estudantes”.

Além de Fortaleza, outros municípios do interior do Ceará também recebem a campanha. Os hemocentros de Cariri, Sobral, Iguatu e Quixadá também receberão professores e outras pessoas interessadas em aderir à iniciativa dos professores.

professores 2

A rede estadual possui 705 escolas do Ensino Médio, com 445 mil alunos e 13.863 professores efetivos nas unidades escolares. Desde a última quinta-feira (28 de abril) estudantes da rede estadual decidiram ocupar algumas escolas em apoio aos educadores.

A primeira escola a ser ocupada foi o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Maria Alves, no Bom Jardim. Outras três escolas em Fortaleza, a Escola Estadual Castelo Branco e a João Matos, no Montese, além da Presidente Humberto Castelo Branco, no bairro Damas foram ocupadas. A Escola Presidente Geisel, no bairro Santa Tereza, em Juazeiro do Norte, também aderiu ao movimento estudantil.

No início da noite da quarta-feira (04), alunos da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, no bairro de Fátima, em Fortaleza, aderiram as manifestações por melhorias na educação.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter