Fotos de Giovanna Antonelli sem maquiagem divide opinião de fãs na internet
26 de janeiro de 2016
Streetstyle da semana de moda de Alta Costura!
26 de janeiro de 2016

E chegou um dos eventos mais chiquérrimos do ano: a semana de moda de Alta Costura parisiense! Simplesmente, um dos eventos mais glamourosos de moda do mundo! Mas você deve se perguntando: mas como assim? hahaha! A gente explica! semana de Alta Costura é diferente da semana de moda de estação que ocorre duas vezes por ano. É um evento de moda em Paris, mas que tem um toque a mais de glamour por se tratar de alta costura.

Você sabe o que é Haute Couture? A alta costura é um diferente seguimento da moda muito comum na Europa, e principalmente em Paris. Antigamente, quando não existiam lojas com peças prontas nem nada parecido com o que temos hoje, as pessoas recorriam à costureiras e alfaiates para a confecção de suas vestimentas. Muito comum na época dos reis e rainhas, e depois na alta sociedade das épocas seguintes. Mas o conceito de Haute Couture vai bem além disso.

O que realmente caracteriza a Alta Costura é o conceito de moda exclusiva, feita à mão, com materiais de altíssima qualidade. Um tipo de moda em que apenas pessoas com grande poder monetário era (e ainda é) capaz de suprir. Por ser comum em épocas antigas, não quer dizer que não exista hoje em dia. Tanto é que temos uma semana de moda em Paris exclusiva para esse seguimento!

1_semana_alta_costura_paris

“O termo é legalmente protegido e controlado e só pode ser usado pelas casas que receberam essa designação pelo Ministro da Indústria na França. Há regras rígidas, como ter um ateliê em Paris, empregar ao menos um staff em tempo integral de 15 pessoas, fazer as peças sob encomenda com ao menos uma prova de roupa e apresentar suas coleções publicamente duas vezes por ano, com ao menos 35 looks para dia e noite”, é o que diz o portal FFW sobre haute couture.

Você sabia que algumas peças podem chegar a até 1000 horas de trabalho? Esse seguimento é bastante usado na Europa e existem muitas maisons especializadas. Mas esteja ciente de que a Alta costura não é baseada simplesmente em preço, peças e profissionais caros. E sim à técnica. É um segmento com pouquíssimos clientes e que não rende lucros para as empresas.

2_semana_alta_costura_paris

Interessante, não? Se você já teve alguma roupa especial que foi feita sob medida e exclusivamente para você por uma costureira particular, você pode considerar essa peça feita com a técnica de haute couture. hahaha!

O evento ocorre desde a última sexta (22) e encerra hoje (26) com desfiles da Chanel. Fique agora com os melhores momentos na passarela dessa semana pra lá de chiquérrima, que teve como estrelas na criação Schiaparelli, Dior, Versace, além de Elie Saab e Stephane Rolland. Arrasaram!

Gambattista Valli

3_semana_alta_costura_paris

4_semana_alta_costura_paris

Versace

5_semana_alta_costura_paris

6_semana_alta_costura_paris

Ralph and Russo

7_semana_alta_costura_paris

8_semana_alta_costura_paris

Schiaparelle

9_semana_alta_costura_paris

Cristian Dior

10_semana_alta_costura_paris

11_semana_alta_costura_paris

Consegue perceber algumas tendências como ombro de fora, transparências, fendas, recortes e cores suaves nessas coleções? Paris sempre arrasa!

Fotos: Reprodução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *