Em um encontro com empresários franceses, a presidente Dilma Rousseff, disse ontem (12), em Paris, que pretende criar cerca de 800 aeroportos regionais no país. “Nós temos recursos para isso, originários até da outorga que cobramos dos grandes aeroportos. Nós temos de interiorizar o transporte aeroviário no Brasil”.
Para ela, os aeroportos são “uma necessidade também importante para o crescimento do país”, disse Dilma a empresários franceses, após participar do seminário empresarial Desafios e Oportunidades de Uma Parceria Estratégica. Pelo projeto, cada cidade com até 100 mil habitantes deverá ter um aeroporto a, no máximo, 60 quilômetros de distância.
Dilma falou sobre a importância da privatização de grandes aeroportos e da recapacitação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A presidenta ainda defendeu a construção de aeroportos em pontos turísticos do país.
O Brasil tem hoje, segundo a Infraero, 34 aeroportos internacionais e 2 464 aeroportos regionais. São cerca de 4000 aeroportos e aeródromos no Brasil, sendo 721 com pistas pavimentadas, incluindo as áreas de desembarque, o segundo maior número de aeroportos em todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, onde existem quase 15 mil.
Foto: reprodução