V Mostra Outros Cinemas começa hoje!
29 de outubro de 2012
Cientistas criam exame barato para detectar câncer e Aids precocemente
29 de outubro de 2012

Em todo o Brasil 19% dos eleitores não foram votar no 2º turno

Em menos de cinco horas após o encerramento da votação nas cidades onde aconteceu o segundo das eleições de 2012, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu a apuração dos votos. Mas não foi a agilidade da apuração que preocupou, e sim, o número de abstenções, mais de 19%, segundo o Tribunal.

Dos 31,7 milhões de eleitores aptos a votar no segundo turno das eleições municipais ontem (28) em todo o Brasil, seis milhões não compareceram às urnas. O aumento preocupa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será avaliado pela Justiça Eleitoral, disse a presidenta do tribunal, ministra Cármen Lúcia.

“Agora cabe aos órgãos tanto da Justiça Eleitoral quanto aos especialistas e cientistas políticos fazermos essa avaliação, porque qualquer aumento é preocupante. Toda abstenção não é boa”, ressaltou a ministra na entrevista coletiva em que fez um balanço da votação no segundo turno.

Em Fortaleza, foram apurados 1.227.042 votos válidos, destes, 33.782 (2,51%) brancos e 83.193 (6,19%) nulos. Mas foi o número de abstenções que chamou a atenção e reforça a preocupação da ministra, 268.138 (16,63%). A quantidade de abstenções foi maior que o número de votos do terceiro colocado no primeiro turno das eleições, Heitor Ferrer (262.365).

“É um dado sobre o qual nós todos vamos nos debruçar para termos verificação adequada do porquê, quais as causas e consequências, e as medidas que podem ser tomadas para convidar com mais eficácia todos os eleitores que desta vez se abstiveram de votar”, acrescentou Cármen Lúcia.

 

Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *