Empreendedores cearenses são reconhecidos em solenidade na ALECE

Acontece|Assembleia Legislativa|Atualidades

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou, nesta terça-feira (19/12), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem ao Dia do Empreendedor, celebrado anualmente em 5 de outubro. A solenidade atendeu a requerimento do deputado Lucinildo Frota (PMN), subscrito pelos deputados Leonardo Pinheiro (Progressistas), Almir Bié (Progressistas) e Antônio Henrique (PDT). 

A data é uma celebração à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei nº 9.841/1999. De acordo com o deputado Lucinildo Frota, os pequenos negócios respondem por mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O parlamentar destacou que, juntas, as 9 milhões de micro e pequenas empresas do País representam aproximadamente 27% do PIB, resultado que só cresce no decorrer dos anos. 

“Hoje, ao celebrar o Dia do Empreendedor, reconhecemos o impacto monumental que esses visionários constroem na economia do nosso Estado e do País. Cada pequeno negócio é um pilar fundamental da nossa economia. Por isso, precisamos apoiar e fortalecer esses empreendedores, construindo um ambiente favorável para que prosperem e continuem trazendo progresso para o nosso País”, salientou. 

Ao todo, 17 empreendedores cearenses foram homenageados com certificados durante a solenidade. Representando a todos, o CEO e fundador da TALLOS, Arthur Guilherme da Frota Brito Machado, agradeceu oreconhecimento da Casa pelo trabalho e dedicação de todos os empreendedores homenageados. 

Ele destacou que, com muito amor e paixão, os empreendedores constroem seus negócios com o intuito de crescer no mercado, mas também de gerar emprego e renda para a população, encarando desafios diários e superando obstáculos.

Vladyson Viana, secretário de Estado do Trabalho e representante do governador do Estado Elmano de Freitas, enfatizou que o serviço público deve garantir investimento e infraestrutura para todos os empreendedores cearenses. 

“Nosso desafio é fortalecer a cultura empreendedora no Estado do Ceará desde a educação básica. Precisamos estimular a agenda de inovação no Estado e, ao mesmo, fornecer condições para que cada empreendedor possa atuar no mercado de maneira exitosa e não atrapalhar esse desenvolvimento”, enfatizou. 

Felipe Caezar Carvalho, CEO da HubLocal, disse que foi inspirado a empreender por influência da família, que possui forte tradição empresarial. “Minha trajetória foi marcada por altos e baixos e repleta de desafios para conquistar o que temos hoje. Nossa startup é fruto de muita dedicação e aprendizado contínuo, que impacta milhares de empresas para o crescimento do ecossistema de negócios cearense”, afirmou.

CEO da Nwaypro, Tiago Silva de Oliveira salientou que empreender é uma manifestação de coragem, criatividade e resiliência. Para ele, a jornada do empreendedorismo é repleta de desafios e, mesmo diante deles, é possível encontrar oportunidades de crescimento. 

“Agradeço a parceria de todos os nossos colaboradores, que são o alicerce para a conquista dos nossos inúmeros resultados positivos. Nosso compromisso é com desenvolvimento coletivo, impactando positivamente nossas comunidades próximas e o mundo como um todo”, assinalou.

Também compuseram a mesa da solenidade Ladislau Mazurkiewicz, fundador e CEO da Reali; Sandro Henrique Costa Menezes, fundador do grupo ResultSolution; Pedro Thiago Mendes Amaral, sócio-fundador da LinkCE; e Thiago Camilo Ciríaco, empreendedor do setor imobiliário e loteamentos. parabéns a todos os empreendedores da terrinha!

Fotos: Reprodução/ALECE

Inscreva-se na nossa newsletter