Empreendedorismo social: Mudando o mundo com novas ideias

Brasil|Comportamento|Estilo de Vida

O No Pátio já falou em outras matérias o quanto a arte de empreender inspira e motiva pessoas pelo mundo todo. Grandes negócios são criados e ótimas ideias são colocadas em prática. Vidas são transformadas, empregos são gerados e desafios são superados. Mostramos dados de pesquisas que comprovam que cada vez mais pessoas vêem no empreendedorismo a oportunidade de superar os problemas de corrupção, pobreza, sistemas de saúde e de educação inadequados e outras mazelas sociais que assolam o Brasil e o resto do mundo.

De alguns anos para cá um novo tipo de empreendedorismo vem ganhando a cena: O empreendedorismo social. Os empreendedores sociais são indivíduos com soluções inovadoras para os problemas sociais mais prementes da sociedade. Eles são ambiciosos e persistentes ao enfrentar esses problemas e propõem novas ideias de mudança em larga escala.

Você deve estar se perguntando se esse negócio de empreendedorismo social é mesmo verdade. A resposta é sim! Esse tipo de empreendedorismo já é uma realidade no Brasil e no mundo e os diferentes modelos de negócios desenvolvidos por empreendedores estão contribuindo para transformar realidades. Para inspirar você a olhar com outros olhos os seus problemas, trazemos quatro projetos que vem mudando o destino de muita gente. Confira:

empreendedorismo social 2

ADAPTSURF

Usando o esporte como instrumento, o projeto visa promover a inclusão e integração social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Uma das formas encontradas para alcançar esse objetivo foi o surf adaptado. Fundado em 2007, o Instituto promove, divulga e difunde o surf como modalidade de esporte adaptado, desenvolvendo parcerias com entidades ligadas ao esporte, escolas de surf e outros projetos.

ENSINA!

O Ensina! é uma organização social que está expandindo as oportunidades educacionais do Brasil. O projeto seleciona jovens profissionais de alto desempenho acadêmico e perfil de liderança para o desafio de ensinar por dois anos nas escolas públicas de menor rendimento acadêmico. Além de fazer parte do Teach For All, a maior rede global de organizações sociais de educação, o projeto promove o acesso a ensino de qualidade voltado para a formação de uma rede de gente capaz de contribuir para o desenvolvimento do sistema educacional do País, seja no setor público ou privado.

GRAACC

Desde 1991, essa iniciativa do oncologista pediátrico Antônio Sergio Petrilli tem sido uma forte aliada do combate ao câncer infantil no Brasil. A entidade já tratou mais de cinco mil pacientes, com uma taxa de cura que fica em torno de 70%. A organização funciona com base em um rigoroso sistema de gestão e atendimento que envolve pesquisadores de universidades, da iniciativa privada e da sociedade, contando apenas com apoio de voluntários, parceiros e doadores para realizar seu trabalho.

empreendedorismo social 3

GERANDO FALCÕES

A iniciativa é de Eduardo Lyra, jovem nascido na periferia de São Paulo, que resolveu se dedicar a melhorar a vida de crianças que passam pelas mesmas dificuldades que ele enfrentou na infância. Cerca de 30 mil estudantes têm sido impactados pelas ações do projeto, que tem como meta central promover o protagonismo dos jovens e fortalecê-los enquanto motores da transformação da sociedade.

Olhando para todos esses casos não têm como deixar de ver no empreendedorismo social a resposta que está faltando na nossa sociedade, não é mesmo? E você, no que acredita? Conhece algum projeto ou negócio social? O No Pátio quer saber.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter